Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Rotina SEMANAL - ABRIL 4ª SEMANA

DIARIO DE 23 A 27 DE ABRIL DE 2012

Tivemos uma semana muito produtiva, falamos muito sobre Monteiro Lobato, fizemos atividades, ouvimos histórias do sitio do pica-pau amarelo e é claro também estudamos sobre os Indios, habitos alimentares, brinquedos e brincadeiras, onde vivem e suas lendas. E agora chegou o momento de conversarmos sobre o Descobrimento do Brasil!!! 


Encontrei uma atividade muito bacana para ilustrar essa história para crianças pequenas como a minha turma!!! Olha só!!!

SEGUNDA-FEIRA

1. RODA DE CONVERSA: Vamos conversar sobre um assunto muito importante. Prestem bem atenção, pois vamos Descobrir como os portugueses chegaram no Brasil...


Após a chamada, o calendário e os ajudantes do dia... vamos reorganizar nossa rotina, a partir de agora vamos trabalhar com listas todos os dias .... lista de ajudantes do dia, lista de quem faltou, cardapio do dia, lista de frutas, etc.. Esse é um exercício muito importante no processo de escrita e leitura . pois trabalha com a identificação e o reconhecimento dos sons das palavras e ajusta a leitura das crianças.

1. LISTA DAS FRUTAS QUE COMEMOS NA SEMANA DA BOA ALIMENTAÇÃO:  atividade de leitura e identificação das palavras. Depois, formar as palavras selecionadas com as letras móveis e copia-las nos no caderno de classe, seguida de ilustração.

LARANJA
MAMÃO
ABACAXI
PERA
MAÇA
MELÃO
BANANA
UVA
MELANCIA
MORANGO
AMORA
KIWI
AMEIXA
LIMÃO
ABACATE
MANGA

OUTRAS LISTAS -  Caça-letras - frutas


2. LEITURA PELO PROFESSOR: Classicos da Disney  - Pinóquio

3. ATIVIDADE DE LEITURA:  CANTIGA   -  O PIÃO

O PIÃO ENTROU NA RODA, O PIÃO
O PIÃO ENTROU NA RODA, O PIÃO
RODA PIÃO
BAMBEIA PIÃO
RODA O PIÃO
BAMBEIA O PIÃO
(Folclore)

4. ATIVIDADES DO LIVRO DIÁTICO DE LP: pg. 57 e 58. (Sugestão de atividades da Coleção Telecoteco - letra P)

5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  Continuidade do projeto de matemática: os números na minha vida - preencher uma ficha com os números do telefone, data de nascimento, número da casa e do sapato.

TERÇA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogo da memória (figuras e palavras)





2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira do Pião
Site para pesquisa: http://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/piao

São três as modalidades mais conhecidas da brincadeiras - verifique qual os alunos conhecem!

Caça” - consiste em jogar o pião no chão e “caçá-lo” com a mão, recolhendo-o por entre os dedos indicador e médio. Ganha quem ficar mais tempo com o pião rodando na mão; ou em uma variação do jogo, o pião era passado de mão em mão, entre os participantes, até que “morresse” na mão do participante que, assim, era eliminado (quando o pião para de rodar, ele “morre”). Há também outra variação da “caça”, pela qual o participante joga o pião e, sem que ele bata no chão, puxa-o de volta ao corpo “caçando-o” no ar.

“Cela” - Desenha-se no chão um grande círculo, a “cela”, e em seu centro uma rodinha onde são colocados os piões que não conseguem rodar ou que não tenham corrida suficiente para sair do círculo. Quando isso acontece o dono do pião perde sua vez de jogar e seu pião vai para a rodinha central. O primeiro a jogar e o primeiro a ter seu pião como alvo são escolhidos por par ou ímpar ou outro sorteio qualquer. Tendo pião dentro da rodinha a intenção dos jogadores é jogar seus piões lá para fazer com que o “ ferrão “ bata nos ou no pião que esta lá, quebrando (2), lascando ou mesmo só para retira-lo de lá. Quando um pião é retirado de lá o dono tem novamente o direito de voltar a jogar seu pião na roda (1). Uma outra variação dessa modalidade, consiste em jogar o pião dentro da “cela”, sobre os que lá estão e, com habilidade, puxá-lo para fora. Se o pião ficar, está perdido; se com a batida no chão, qualquer outro pião for retirado lá de dentro, o pião resgatado é ganho (3).

“Bata” - marca-se um campo de tamanho combinado com dois “gols” nas extremidades. Uma bolinha de madeira, a “bata”, (do tamanho de uma bola de pingue-pongue) é colocada no centro. Ao sinal, os jogadores (um ou mais de cada lado) jogam seus piões, caçando e batendo na “bata” com o mesmo, impulsionando-a em direção ao “gol”.

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Contos Classicos - Branca de Neve

4. ATIVIDADE DE LEITURA OU ESCRITA PELOS ALUNOS: Cruzadinhas com nomes


5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividade do Par ou Impar com registro  - Atividades sobre quantidades - livro didático




QUARTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Formando palavras







2. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Vamos Classificar (levar uma serie de objetos aos alunos e vamos trabalhar a classificação desses objetos carrinhos pequenos, números, aviõeszinhos - brinquedinhos de aniversário em geral) - Analisar o processo de classificação da criança e questiona-los sobre quais os critérios que estão utilizando para classificar esses objetos.

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Contos Classicos - João e Maria

4. ESCRITA DE LISTA: Acrósticos - escrever o proprio nome numa folha e depois pensar em outras palavras que comecem com a mesma letras.


QUINTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Vamos brincar de Pular corda

2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira de pular corda - Site para pesquisa: http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/brinquedos/brinquedos03/brinquedos03.asp

Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam filas em lados opostos da corda. Entram duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Criança 1
Ai, ai...
Criança 2 O que você tem?
Criança 1 Saudades.
Criança 2 De quem?
Criança 1 Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 Subi na roseira,
Criança 1 desci pelo galho,
Criança 2 Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.

A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápido. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.

Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encostar na corda, que é sacudida cada vez mais rápido. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem "sobreviver" por mais tempo.



Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encostar na corda, que é sacudida cada vez mais rápido. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem "sobreviver" por mais tempo.
3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Classicos - Cinderela

4. ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELO PROFESSOR: Leitura de cantiga -


5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Brincando com os dados e registrando.

SEXTA-FEIRA:

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Vamos brincar de Trem...

2. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Contos Classicos - A Bela e a Fera

3. PRODUÇÃO DE TEXTO e ATIVIDADE DE ARTE:  Um cartão pra mamãe ( o dia das mães está chegando, vamos montar um cartão pra mamãe?) Utilizar papel cartonado picado em quadradinhos bem pequenos para que as crianças construam seu cartão. Veja alguns modelos;








............... ✿✿✿.................
O objetivo principal das atividades dessa semana é propor as crianças atividades que auxilie no avanço de suas hipoeteses de escrita e leitura. As atividades foram contextualizadas ao universo infantil e mobiliza a refleção sobre como escrevem, ou quais letras devem usar. A leitura é essencial pois ajusta o conhecimento que já possuem sobre os sons da palavra escrita e reformula suas hipoteses nesse processo.

Obs.: Além dessas atividades, estamos trabalhando ainda com a Coleção telecoteco - letra P (sala de aula e tarefa) - fazemos atividades no caderno como copia e leitura do alfabeto antes de iniciar as atividades e  lista como dos alunos que não vieram, cardápio do dia, e entre outras atividades, quando necessário.

Até a próxima!!!
Professora Daniela 【ツ】

3 comentários:

Anônimo disse...

AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIII ! PARABÉNS, JÁ ESTOU ANCIOSA PELAS OUTRAS ATIVIDADES. BEIJOSSSSSSSSSS CONTINUE NOS AJUDANDO, OBRIGADA!

DANYELA disse...

Ola Daniela em primeiro lugar gostaria de parabeliza-la pelo excelente trabalho que vc faz, seu diário de bordo é ótimo tem me ajudado muito estou sempre me baseando pelas suas aulas...Porém tenho uma pergunta a te fazer tudo o que vc posta aqui vc coloca em um caderno ou pasta como vc fazw Aqui onde moro chamamos esse caderno de semanário e temos tbm a apostila do objetivo, que acho pouco por isso monto meu semanário baseado em suas aulas. desde já agradeço pela sua atenção, um abraço e mais uma vez PARABÉNS.
prof Danyela
profdanyela@hotmail.com

GI disse...

Querida Daniela.
Cada vez que abro seu blog e leio suas rotinas, fico maravilhada de ver tanta dedicação e criatividade. Estou trabalhando com uma turminha de 1º ano pela primeira vez e todo esse material que você posta tem me ajudado muuuuuuuuito.
Que bom que encontrei você!!!
Um grande abraço, Gislene.

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...