Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES PARA PRIMEIRA SEMANA DE AULA - 2013

ROTINA SEMANAL - 1ª SEMANA DE AULA-2013

Como estamos na primeira semaninha, vamos realizar algumas sondagens, a partir da próxima semana vamos iniciar a rotina do Ler e Escrever!!! =) Semaninha abençoada à todos nós!!! =)

SEGUNDA-FEIRA

1. ACOLHIDA:  

Vamos fazer uma pequena recepção com os pais dentro da sala de aula. Vamos conversar sobre o desenvolvimento da proposta de trabalho para o ano de 2013, bem como algumas regras de convivência e deveres de todos os envolvidos, pais, alunos e professores.
Depois das devidas considerações, chegou a hora de se despedir da mamãe e convidar a galerinha para formar fila e dar uma volta na escola para conhece-la, melhor... vamos descobrir onde ficam a biblioteca,  os banheiros, o refeitorio e o pátio e os outros ambientes da escola....

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades do dia.

(Entrega do calendário - vamos pintar o dia de hj?)

3.  ATIVIDADE DE LEITURA E CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos fazer uma leitura dos nossos nomes no cartaz e nos conhecermos melhor? ;)

Hoje vamos nos conhecer sendo assim vamos falar nosso nome bem alto e descobrir quem está presente  ou não na classe... os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ATIVIDADE DE ESCRITA:  ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 1

Para diagnóstico do processo de leitura e escrita da criança realizar-se-á uma sondagem através de um desenho livre. Cada aluno receberá uma folha em branco onde terá liberdade para desenhar o que quiser e registrar a seu modo o que desenhou. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita. Sugestão de questionamentos: O que você fez? Como se chama esse objeto, animal? Escreva os nome das coisas que  você desenhou? Etc.

5 RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO

6. ATIVIDADE DE RITMO E MOVIMENTO: Dinamica de grupo

PIRULITO

As crianças de frente umas as outras ganharão um pirulito cada uma. Ao primeiro comando elas devem seguir as seguintes orientações:

- esticar o braço contrário que se está segurando o pirulito;
- agora, vamos pular;
- esticar a perna esquerda;
- fazer careta;
- esticar o braço do pirulito;
- abaixar;
- chupar o pirulito sem dobrar o braço .... kkkkkk!!!!  Muuuito boa essa!!!  ;)

VAMOS VER QUEM DESCOBRE O SEGREDO DA BRINCADEIRA?


7. PAPO SÉRIO!!!

COMBINADOS DA TURMA:

Vamos conversar sobre o nosso comportamento de hj? Vamos pensar o que fizemos de certo e errado hoje? Discutir sobre nossas atitudes faz parte do processo de aprendizagem, por isso vamos pensar sobre algumas questões:

- Como vocês gostariam de encontrar a classe?
- Existem alguma coisa que os colegas poderiam fazer para manter a sala limpa? O que?
- Como deve ser o nosso comportamento em sala de aula? Com os colegas, com as professoras, os funiconarios e a diretora tbm?
- E quanto a fila, como foi nosso comportamento hj? Como devemos nos comportar?
- E no banheiro? O que vocês me dizem?

(Preparar algumas regras para as crianças colorirem na sala se houver tempo disponível ou em casa como tarefa)

8. HORA DE IR EMBORA:

Repita comigo:

Ei galera...

Galera boa...

Não to ouvindo nada...

Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...


TERÇA-FEIRA


1. ACOLHIDA:

Para acolher os alunos vamos ler um Conto Infantil:

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia __, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades que serão desenvolvidas no dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está?
 Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ATIVIDADE DIVERSIFICADA: BINGO DE NOMES

5. PASSEIO: CAÇANDO MAIS PALAVRAS

Levar os alunos a dar um volta no bairro da escola ou na própria escola, para que observem não somente o local, mas as palavras e os números que compõem o ambiente. O professor deve ler cada palavra que interessou aos alunos em voz alta e conversar sobre o significado da palavra para aquele local.

5. ATIVIDADE SEQUENCIADA: A HISTÓRIA DA ESCRITA

Antes de contar a história da escrita aos alunos, incentivá-los a imaginar como os homens das cavernas faziam para escrever e contar. Vamos tentar escrever como os homens das cavernas – usando símbolos?! Contar a história e mostrar o livro as crianças. Relembrar as crianças os filmes que já viram que tinham gravuras nas pedras ou no interior das cavernas.







Vamos imitar na folha de papel algumas escritas dos homens da caverna e depois vamos fazer uma bela exposição!!! ;)

4. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO

5. RODA DE CONVERSA: Antes de iniciar a sondagem...

6. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 2


                                 CLASSIFICAR- FIGURAS, LETRAS E NÚMEROS

Para dar continuidade ao diagnóstico sobre o que a criança pensa ou sabe da escrita. Será realizada uma nova atividade agora utilizando uma tabela onde as crianças classificarão figuras, letras e números.

Cada aluno receberá uma folha impressa com figuras, letras e números para recortar, depois receberão uma tabela onde deverão colar o que recortaram em seus respectivos lugares. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita.

7.  COMBINADOS:  Vamos refletir um pouco sobre o nosso dia de hoje, e em, como nos comportamos. Vamos aprender mais uma regirnha?!?!?!?  ... (colar a próxima regrinha no caderno - para casa)

8. RITMO E MOVIMENTO:

SEMENTINHAS

Com as crianças em círculo, a narrar a seguinte história.


VARIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS

ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO

BEM APERTADINHAS NOS BURAQUINHOS

(as crianças se ajoelham e encostam a cabeça no chão)

ELAS DORMIAM UM SONO PROFUNDO....

BEM PROFUNDO...

SOSSEGADO E MUITO BOMMMMM....

(as crianças ainda ajoelhadas viram a cabeça de lado e fecham os olhos)

VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS

E DEPOIS O SOL

BRILHOU LINDO NO CÉU...

(as crianças de joelhos movimentam os braços de cima para baixo, mexendo os dedos)

DE REPENTE...

AS SEMENTINHAS ACORDAMMMMM

(as crianças de joelhos abrem os braços e bocejam)

DEVAGARINHO... DEVAGARINHO...

AS PLANTINHAS COMEÇAM A APARECER

CRESCEM OS GALHOS

AS FOLHAS

E FICAM AJEITADAS

(as crianças começam a se levantar lentamente. Esticam os braços um de cada vez.)

DEPOIS CRESCERAM, CRESCERAM

E ENROSCARAM-SE NO VARAL

ENROLANDO... ENROLANDO...

(as crianças vão se esticando, braços ao lado na ponta do pé e dão um pulo, vão girando braços no alto vão mexendo as mãos)

... E CHEIO DE FLORES

ALEGRAM O QUINTAL

VEIO O SOL FORTE

E FOI RESSECANDO AS PLANTINHAS

QUE FICARAM TODAS TORTINHAS

(as crianças vão se contorcendo e param numa posição diferente do que estavam - tortos)

MAS O TEMPO MUDOU

COMEÇOU A CHOVER FORTE DE NOVO

E FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE...

CADAVEZ MAIS FORTE... MAIS FORTE...

(as crianças ficam se mexendo, subindo e descendo o corpo e mexendo os dedos rapidamente)

AI A CHUVA FOI DIMINUINDO ...

DIMINUINDO ... DIMINUINDO...

ATÉ QUE PAROU!!!

(diminuir a velocidade dos movimentos)

E DE REPENTE VEIO UM OUTRO VENTO MUITO FORTE...

QUE FOI FICANDO MAIS FORTE AINDA... MAIS FORTE

(Em pé com os braços ao alto balançando de um lado ao outro cada vez mais rápido)

ATÉ QUE AS SEMENTINHAS SAIRAM VOANDO

VOANDO, VOANDO PRA BEM LONGE...

(Todos andando com os braços abertos como se estivessem voando)

AS SEMENTINHAS FORAM CAINDO...

CAINDO... CAINDO...

BEM LENTAMENTE...

(as crianças vão se abaixando até chegarem ao chão)

E AS SEMEMTINHAS ADORMECERAM NOVAMENTE

UM SONO BEM PROFUNDO

SOSSEGADO E BOMMM!

(as crianças se ajoelham bem acolhidas e encostam a cabeça no chão, viram a cabeça de lado e fecham os olhos)


9. HORA DE IR EMBORA:

Repita comigo:

Ei galera...

Galera boa...

Não to ouvindo nada...

Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...


QUARTA-FEIRA


1. ACOLHIDA:

Hora do café. Para acolher os alunos vamos cantar cantigas de roda?!?!


2. CALENDÁRIO , ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar a atividades do dia.


3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!


4. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE LEITURA– SONDAGEM 3

O objetivo principal dessa atividade é fazer com que o aluno reflita sobre o processo de leitura e escrita. Depois que terminarem as cartelas da brincadeira, distribuir para cada um o texto do UNI-DUNI-TÊ, lápis de cor ou de cera.

Ler em voz alta e pedir para que acompanhem com o dedo, da foram como souberem. Assim eles estarão aprendendo a direção da escrita. Repetir a leitura. Após a leitura seguir as instruções. Fazer uma questão de cada vez e esperar que terminem. Distribuir o envelope com a parte dois do texto. Explicar aos alunos que as partes do texto estão soltas e que eles devem tentar colocá-las em ordem. Pode olhar original.

5. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO

6. COMBINADOS: Vamos refletir um pouco sobre o nosso dia de hoje, e em, como nos comportamos. Vamos aprender mais uma regirnha?!?!?!? ... (colar a próxima regrinha no caderno - para casa)

7.  JOGOS COOPERATIVOS:

DANÇA DAS CADEIRAS

Todos em volta das cadeiras dançando ao som da música. Quando a música parar todos buscam uma cadeira para sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira!!!

Então a medida que o numero de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que não fiquem em pé.

8. HORA DE IR EMBORA:

Repita comigo:

Ei galera...
Galera boa...
Não to ouvindo nada...
Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...




QUINTA-FEIRA

ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA: Hora do café!!!


2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades do dia


3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?):
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!


4. RODA DE CONVERSA:

 Antes de iniciar a sondagem...
Em roda conversar com os alunos sobre o que temos na escola. O que vimos no dia do passeio: lugares na escola, materiais usados na escola; pessoas que trabalham na escola. Qual a diferença da escola e da sua casa?

5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA


SONDAGEM 3

A proposta dessa atividade é fornecer dados para descobrir qual a hipótese que o aluno está fazendo da escrita. Descobrir em que nível está a criança. A sondagem permite uma melhor elaboração da rotina escolar, bem como a formação de grupos diversificados de sala de aula, o que ajudará na escolha de atividades que auxiliem a criança a reformular o seu pensamento. Distribuir as folhas grampeadas aos alunos, solicitar que identifiquem suas atividades. Mostrar as linhas e os quadrados explicando para que servem: n as linhas irão escrever, nos quadrados desenhar o que escreveram. Deixar claro que ele deve escrever da maneira que souber. Ditar uma palavra de cada vez, sem fazer pausa nas sílabas. Esperar que cada aluno termine de escrever e de fazer o desenho para passar para a próxima palavra. Quando ditar a frase não fazer pausas entre uma ou outra. Repetir quantas vezes necessárias. E elogiar o trabalho feito.

Ditar:

APONTADOR
ESCOLA
LAPIS
GIZ

NA ESCOLA TEM MUITOS ALUNOS


6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO

8. VAMOS´À BRINQUEDOTECA:  Se na escola não tiver brinquedoteca, mas trazer alguns brinquedos para brincarmos juntos!!!

9. COMBINADOS: Vamos refletir um pouco sobre o nosso dia de hoje, e em, como nos comportamos. Vamos aprender mais uma regirnha?!?!?!? ... (colar a próxima regrinha no caderno - para casa)

10. HORA DE IR EMBORA:

Vamos brincar de adoleta...
(Sentar em circulos colocar a mão esquerda embaixo da mão do colega, tocar a mão do colega)

ADOLETA... LE PETI-PETI-POLÁ
LE CAFÉ COM CHOCOLÁ
ADOLETA
PUXA O RABO DO TATU
QUEM SAIU FOI TU
COM A LETRA A UUUUUU....


SEXTA-FEIRA

1. ACOLHIDA:

Para acolher os alunos vamos ler um Conto Infantil:

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia __, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades que serão desenvolvidas no dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está? Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ATIVIDADE DIVERSIFICADA:  Hoje vamos a biblioteca - precisamos conversar sobre o nosso comportamento nesse ambiente!!! O que é uma biblioteca?  O que tem em uma biblioteca? Você já viu como as pessoas se comportam em uma biblioteca pela televisão??? Como vcs acham que devemos nos comportar na biblioteca? Então vamos a leitura?

5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:

Vamos observar o nosso mapa do tempo e vamos descobrir quantos dias tivemos de sol, de chuva ou nublado?

Agora vamos conversar sobre Coleções: O que é uma coleção? Quem tem uma coleção em casa?
Que tal ajudar a professora organizar sua coleção?

6. RECREIO E HORA DO DESCANSO:

7. ATIVIDADE DE ARTE:  Massinha... hora de brincar de massinha, depois vamos arrumar toda sala e se preparar para ir pra casa!!!

8. HORA DE IR EMBORA:

Hoje tem musica nova:

Que tal fazermos uma viagem de trem... uhuuuu.... a passagem????  É só imitar a professora e se divertir!!!!

(...) Eu vou andar de trem ... você vai também... só falta pagar a passagem do velho trem... a passagem do velho trem...

- mãozinha pra frente ... tiquessá... tiquessá... tiquessá, sá, sá (bis)

(...) Eu vou andar de trem ....

- dedinho pra cima ... tiquessá, tiquessá, tiquessá-sá´-sá ....
- cotovelo dobrado...
- joelho dobrado...
- bumbum pra cima...
- pescoço quebrado...
- linguinha de fora...
 e dando um pulinho...


BOM FIM DE SEMANA!!!

=) Até a próxima!!!



ANEXOS:
obs. As sondagens realizadas nessas atividades, foram retiradas do material elaborado pelo MEC, Programa Pra Ler do Ministerio da Educação. site: www. mec.gov.br - Portal dos Professores.
Já o material apresentado abaixo foi encontrado em um blog q naum me recordo no momento, se a dona desse material o identifica-lo por favor lhe darei os devidos creditos...

Os créditos das atividades abaixo é so site: www.cantinholudico.blogspot.com  - Confira!!!









7 comentários:

blog da tia Claudia disse...

Dani,obrigado pelo carinho,adorei sua visita..
Seu blog é muito fofo,você está de parabéns!!
Que Deus abençoe sua semana..beijos

Anônimo disse...

Amei as atividades paraaprimeira semana de aula Deus continue te abençoando e te dando mais ideias maravilhosa . beijos pro Zenaide moro em Itaquara na Bahia leciono desde 1982.Sou graduada em Histora e pos gaduada em Educaçao Inclusiva e Especial e trabalho comterceiro ano.

Anônimo disse...

Amei....ótimas ideias para nossos pequenos...Parabens!

Anônimo disse...

Me ajudou bastante!! Fico grata!

Julia oliveira pereira disse...

É sempre bom poder contarmos com outras experiencias, suas atividades nos ajudam muito, parabéns pelo blog maravilhoso.

val disse...

Valdirene Ávila

Amei suas atividades, percebo que seu trabalho é muito rico, é muito bom ter novas experiências. Suas atividades são de muito valia. parabéns pelo blog valioso.

Maria Jacqueline Bezerra disse...

ola! adorei o blog, foi a minha primeira visita, mas com certeza estarei aqui todos os dias, adorei td! Parabens!

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...