Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

ROTINA SEMANAL - ABRIL 2ª SEMANA

ROTINA DE TRABALHO

DE 09 À 13 DE ABRIL DE 2012

SEGUNDA-FEIRA:

ACOLHIDA: Como estamos em semana de Páscoa que tal acolher os pequenos cantantdo algumas cantigas relacionadas ao tema, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Agora nós mudamos de mês, como vamos copiar a data de hoje? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado?

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: RODA DE CONVERSA DIRIGIDA - Como foi o seu feriado?
(Antes de iniciar, explicar as crianças as regras dessa atividade. A roda de conversa é um momento muito importante da aula pois, todos terão o direito de falar mas principalmente de ouvir também. Por isso é preciso organização).

LEITURA PELO ALUNO:  BINGO DE LETRAS (ver nos anexos, logo abaixo)

LEITURA PELO PROFESSOR: Livro da Ruth Rocha


ATIVIDADE DE LEITURA :  Musica: BORBOLETINHA

Vamos aproveitar esse momento pra ajustar a leitura dos alunos, pois logo eles teram que ordenar tanto as frases do texto como as palavras.
Ler muito, observar os ajustes e realizar as intervenções quando necessário.
 ATIVIDADE COM A LETRA W: Estamos entrando na reta final do trabalho de reconhecimento de cada letra do alfabeto. As atividades estão disponíveis no endereço abaixo: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html .

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: JOGO DE DADOS COM REGISTRO (realizarei novamente essa atividade pois na semana passada devido a comemorações a Pascoa não foi possivel realzia-las)

TERÇA-FEIRA:

ACOLHIDA:
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?)

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BINGO DE NÚMEROS

ATIVIDADE COM A LETRA X: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end. eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

PROJETO: BRINCADEIRAS : Vamos formar palavras (tema: brincadeiras)


LEITURA: Leitura do Livro o Menino Maluquinho. (Estamos chegando no fim dessa história!!!) Depois quero apresentar o filme.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Estamos trabalhando com noções de quantidade e números no livro didático (numeros 6,7,8)



QUARTA-FEIRA:

ACOLHIDA:

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?)

ATIVIDADE DIVERSIFICADAS: JOGOS COOPERATIVOS -

ADOLETA
Adoleta é um tipo de brincadeira de mão que as crianças apreciam muito. Pode-se brincar em duplas ou em roda, cantando os seguites versos:

A-do-le-tá
Lepeti - Peti - Polá
Lê café com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.
Puxa o rabo do dragão
Vou bater na sua mão
A-é-i-o-u!
Paaaaft!
“-Ai, doeu!”

LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Livro de Contos:  Lá vem história outra vez.

ATIVIDADE COM A LETRA Y:  Estamos terminando esse trabalho com as letras do alfabeto, cujo objetivo era unicamente que eles retomassem seu pré-conhecimento sobre as letras, e escrita também.  Endereço eletronico da atividade: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

ATIVIDADE DO LIVRO DIDATICO DE LINGUA PORTUGUESA: Nomes dos personagens em quadrinhos. (Turma da Mônica)


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Brincando de bafo-bafo.

Registrar a atividade é muito importante, pois, assim as crianças começam a tomar ciencia do siginificado da escrita em diferentes contextos.  
 QUINTA-FEIRA:

ACOLHIDA:

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:  
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?)

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  CAÇA=PALAVRAS - Materiais escolares - Alfabeto Movel

ATIVIDADE COM A LETRA Z: Estamos terminando esse trabalho com as letras do alfabeto, cujo objetivo era unicamente que eles retomassem seu pré-conhecimento sobre as letras, e escrita também. Endereço eletronico da atividade: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

RODA DE CONVERSA: Vamos conversar sobre Monteiro Lobato?

ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELOS COLEGAS:  Pedrinho vivia mandando cartas a sua avó a Dona Benta. Vamos escrever uma carta a um dos personagens do sitio. Você sabe como se escreve uma carta?

 LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: Números e quantidades


SEXTA-FEIRA:

CHEGADA:

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: 

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?):
LEITURA DE CONTO PELO PROFESSOR:  Poesia - Vinicius de Moraes
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogos Cooperativos:

ENTRE JOELHOS
Os participantes deverão estar divididos em pares
O animador pode iniciar o jogo, colocando a bola entre os joelhos e escolhendo alguem do circulo para entrega-la
Quando entregar a bola deverá dizer o nome e uma qualidade que possui. Depois de entregar a bola deverá ficar ocupando o lugar do participante a quem passaou a bola e este deverá receber a bola só com os joelhos, sem ajuda das mãos e assim, sucessivamente, até o ultimo participante do circulo.

PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: SONDAGEM !!!  LISTAS

ATIVIDADE DE ARTE: Releitura de obra de arte - tema CUCA - Tarsila do Amaral
 A Releitura de obra de arte, são muito interessantes, pois desenvolvem a percepção visual das crianças, a criatividade, a imaginação. As crianças também começam a perceber questões como espaço, proporção, simetria, quantidades, qualidade, as cores, personalidade e principalmente interpretação da obra!!! ... Amo trabalhar com obras de arte. =))
BOM FIM DE SEMANA!!!!
Até a proxima!!! =))
Professora Daniela
Lembrando que a proposta desse trabalho é baseada no conhecimento que as crianças já possuem sobre a escrita e a leitura. As atividades propostas atendem tanto as necessidades de cada aluno e do grupo, como as habilidades que precisam ser desenvolvidas como comunicação oral, leitura, escrita, raciocínio logico, relações entre o ambiente, os fenomenos naturais e sociais e linguagem visual.
ANEXOS  - BINGOS DE NÚMEROS E EM SEGUIDA DE LETRAS:





















0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...