Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rotina 1º dia de aula - 1º ano


MEU DIÁRIO
PROFESSORA DANIELA
“Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo.” Vinicius de Moraes



1. CONVERSANDO COM OS PAIS.


(Na escola em que trabalho nós fazemos uma pequena recepção com os pais dentro da sala de aula, onde são tratados alguns assuntos importantes para o bom desempenho das crianças na sala de aula. (ver anexo)


2. VAMOS COMEÇAR A TRABALHAR TODOS JUNTOS...


Todos os dias apresentarei as atividades que serão realizadas por todos nós. Esta lista de atividades nós vamos chamar de Diário de Bordo... (DIARIO DE BORDO É UM AUXILIAR DE NAVEGAÇÃO, NELE SÃO REGISTRADOS OS PERCURSOS, AS ATIVIDADES DO DIA DE TODO GRANDE MARINHEIRO)


3. CONHECENDO UNS AOS OUTROS...


Vamos nos conhecer melhor... Primeiro vou me apresentar, depois será a vez de cada um de vocês... Vocês podem perguntar o que quiserem sobre a professora... meu nome, quantos anos eu tenho, se tenho filhos, o que mais gosto de fazer...etc. Eu também vou querer saber muito de vocês...




4. ATIVIDADE DO CRACHÁ:


Cada aluno receberá um crachá de identificação sem nome. O aluno deverá escrever seu nome e colorir o desenho. (ver modelos de crachas neste blog e em outros tb!!!!)


5. DINAMICA DE GRUPO: O PIRULITO


As crianças de frente umas as outras ganharão um pirulito cada uma. Ao primeiro comando elas devem seguir as seguintes orientações:


• Esticar o braço contrário que se está segurando o pirulito,
• Agora, vamos pular;
• Esticar a perna esquerda;
• Mostrar a língua;
• Fazer careta;
• Esticar o braço do pirulito e
• Chupar o pirulito sem dobrar o braço... kkkkk!!!!


Vamos ver quem descobre o segredo desta brincadeira...?!?!?!?!


6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO


7. LEITURA FEITA PELO PROFESSOR : (sugestão) A Boca – Cristina Von


8. COMBINADOS DA TURMA


Discutir atitudes para um bom convívio da turma e registrar na lousa. Apresentar os cartazes sobre as regras de um bom convívio. Cada criança receberá uma atividade com as regras para pintar e colar no caderno. Sempre que for necessário retomar os combinados.




Alguns questionamentos que podem ser feitos:


  • Como vocês gostariam de encontrar a classe?
  • Existe alguma coisa que os colegas poderiam fazer para manter a sala limpa? O que?
  • Como deve ser o nosso comportamento em sala de aula? Com os colegas, com a professora, diretora e funcionários?
  • E quanto a fila na escola como podemos nos comportar?
  • E no banheiro? O que você me diz?


(OBS.: Aproveitar o momento para tratar sobre hábitos de higiene – uso do banheiro, escovação, cabelos presos e limpos, lavar as mãos; Também falar sobre o cuidado com os materiais, bolsa estojo, lápis de cor borracha; falar Tb sobre lanche e sobre os brinquedos.)




9. ATIVIDADE RECREATIVA


BRINCADEIRA DO CHAPÉU


( Em circulo e sentados os alunos cantam a verso abaixo, aguardando um dos colegas que com o chapéu na mão escolherá alguém para entregar o chapéu. Este por sua vez deve dizer seu nome pra todos ouvirem)


FUI NA BAHIA COMPRAR UM CHAPÉU.
DA COR DA LUA, DA COR DO CÉU.
NÃO ERA MEU, NÃO ERA DE NINGUÉM .
É DE UM AMIGO QUE EU QUERO BEM.... (nome do amigo)




10. HORA DE IR PRA CASA ...


"GRITO DE GUERRA"


(prof.) Timbalaia... (alunos) TIMMMM
Timbalaia... TIMMMM
Timbalaia... TIMMMM , TIMMMMM, TIMMMMM
OOOOOOOOOOOOOOOH ... PUMMMMMM!!!!




ANEXO


COMPROMISSO PARA 2011




1. RESPEITE OS HORARIOS DE ENTRADA E SAIDA DA ESCOLA:


Manhã – 7:10 ás 11:40


TARDE 13:10 ás 17:40


2. ENSINE SEU FILHO A RESPEITAR OS COLEGAS E A PROFESSORA. O respeito é uma grande virtude e imprescindível não só para o convívio na escola, como para vida toda.


3. NÃO O ESTIMULE A VIOLÊNCIA EM HIPOTESE ALGUMA! : Os desentendimentos na sala de aula são muito comuns, e normais. Duram pouco, pois logo as crianças se entendem novamente e voltam ao conviver em paz!!! Por isso não estimule a violência – quem ama cuida e respeita!!!


4. CONVERSE MUITO COM SEU FILHO SOBRE OS CUIDADOS COM O MATERIAL ESCOLAR: A responsabilidade é de cada aluno e não da professora!!! OLHE A BOLSA DE SEU FILHO TODOS OS DIAS. VERIFIQUE LAPIS, BORRACHA, APONTADOR, CADERNO DE TAREFA.


5. DIA DO BRINQUEDO: Dia do Brinquedo é SOMENTE na sexta-feira. Não é permitido trazer figurinhas, bolinha de gude, objetos cortantes, celulares, radinhos, fones de ouvido, ou outro objeto que possa distrair a atenção do aluno na aula. Qualquer material que a criança traga de casa sem que seja o material de aula, será retirado e não devolveremos mais. (Regras gerais da escola).


6. LANCHE: Evite trazer lanches, refrigerantes, balas, chicletes ou pirulitos na escola. O aluno que trouxer irá dividir com todos os outros colegas! A escola oferece ao aluno uma refeição muito saudável e com acompanhamento de um nutricionista. Logo iniciaremos o projeto “CUIDANDO DOS DENTES” com a dentista da escola e desde já é bom evitar os doces!!!!


7. CUIDADOS COM A HIGIENE PESSOAL: OS PIOLHOS ADORAM A ESCOLA!


Por isso olhe diariamente a cabeça de seu filho, e cuide para que ele não seja contaminado. Principalmente no caso das meninas, mandá-las SEMPRE com o cabelo preso! A criança que for encontrada com piolhos será dispensada da aula para cuidar da higiene dos cabelos e se o caso for muito grave comunicaremos o Conselho Tutelar. A HIGIENE PESSOAL é muito importante e um DEVER dos pais.


Mantenha as unhas das mãos e dos pés cortadas e limpas.


O banho é muito importante.


As roupas também merecem uma atenção especial.


Cuidado com roupas curtas, pequenas e sujas, pois elas podem causar constrangimento e aborrecimento ao seu filho. Dê preferência ao uso do uniforme.


Todos esses cuidados com certeza facilitam ainda mais a aprendizagem das crianças. A falta de zelo e cuidados com seu filho também poderá ser comunicado ao órgão competente.




8. MEDICAÇÃO SÓ COM RECEITA DO MÉDICO.


9. Nas tarefas AUXILIE SEU FILHO – mas não faça pra ele e nem deixei que outro faça!


(As tarefas são diárias – “Aula dada - Aula estudada!”)


10. ESTIMULE seu filho nos estudos, incentivando em casa, ou na rua, (ex. quando levá-lo ao supermercado incentivo a ler os rótulos das embalagens de produtos, incentivando-o a escreverem uma lista de mercado, brincadeiras, nomes de amigos e familiares, etc.)


11. PARTICIPE SEMPRE da vida escolar de seu filho. QUEM AMA CUIDA!!!


12. PROCURE A DIREÇÃO DA ESCOLA E A PROFESSORA QUANDO PRECISAR. Estamos a disposição para duvidas, reclamações e sugestões também. Compareça também a escola quando comunicado. Participe das reuniões de pais.


DESEJO UM ÓTIMO ANO ESCOLAR!


PROFESSORA _________________






























0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...