Páginas

sábado, 24 de março de 2012

ROTINA 5ª SEMANA DE AULA


DIARIO DE 26 À 30 DE MARÇO, 2012

Todos os dias inicio a aula com as seguintes atividades:

CHEGADA
CALENDARIO, ROTINA
CHAMADA INTERATIVA E AJUNDATE DO DIA

CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, contar uma história ou alguma brincadeira, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?) : Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!

AJUDANTE DO DIA: A partir dessa semana as crianças já se habituaram a rotina e ao professor, por isso já é possivel que você acrescente a atividade de sortear ou organizar uma lista com os ajudantes do dia, no caso da lista vc pode trabalhar com uma tabela que conste os nomes de todos os alunos e que a cada dia um amigo pinte o nome daquele que foi ajudante.

VAMOS AS ATIVIDADES! ... =))
♥................ SEGUNDA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BINGO DE NOMES

LEITURA PELO ALUNO: Lista de Nomes de animais

LEITURA PELO PROFESSOR:  Contos

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Trabalhando quantidades

ATIVIDADE DE LEITURA: 
PARLENDA - CORRE CUTIA

CORRE CUTIA
NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO
MOÇO FEIO SÓ
COME FEIJÃO . . .
No google você encontra diversas sugestões de atividades como essa!!!

ATIVIDADE COM A LETRA O: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

♥................ TERÇA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CAÇA-NOMES: Nomes de animais  

PROJETO BRINCADEIRAS: Nomear as brincadeiras das figuras http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/ciclo1Atividades1ano.pdf - pag.29-33.

LEITURA DE CONTOS:  Poema

ATIVIDADE COM A LETRA P: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO


♥................ QUARTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BRINCANDO DE FORMAR PALAVRAS

LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Classico da história Infantil -

ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: Dona Aranha

ATIVIDADE COM A LETRA Q: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE MATEMÁTICA:   (lateralidade/ volume e proporção)
♥................ QUINTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Aprendendo a trabalhar com as letras móveis.

PROJETO BRINCADEIRAS: Vamos marcar as brincadeiras que a professora ditar. (Coletânea de atividades - Ler e escrever http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/ciclo1Atividades1ano.pdf  

LEITURA DE CONTOS:

ATIVIDADE COM A LETRA R: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico:
http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html

ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO

♥................ SEXTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogos Cooperativos

CARA OU CARETA
http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/02/jogos-cooperativos.html

Dispõem se os participantes em duas fileiras, de costas um pro outro, ficando todos sobre a linha que divide o espaço em duas zonas: Cara e Careta. Cada equipe terá a sua frente uma distancia minima (10m), o pique representado por uma linha de cal ou giz. Ao comando de cara ou careta, os participantes do espçao designado correrão para o pique perseguidos pelos adversários, sendo eliminados os que forem presos. Os restantes se dispõem como no inicio a espera de nova ordem. O animador poderá tambem gritar " cara ou careta" quando os participantes deverão permanecer imoveis, sendo eliminados aqueles que partirem . Terminará o jogo quando uma das equipes não tiver mais jogadores.

PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Carta ao Coelho de Páscoa
ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA: Letra S - Atividades da Turma da Monica com a letra S e tarefa de coordenação motora.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PAR OU IMPAR
ATIVIDADE DE ARTE:  Essa semana vamos pintar ovos naturais... mas antes vamos falar um pouco da tradição de pinturas nas cascas do ovos. Encontrei uma sugestão super bacana e simples, nesse site: Confiram!!! http://deise.info/?p=506
A tradição ucraniana de pintar ovos naturais à mão e depois recheá-los com pequenos chocolates pode ser desenvolvida com os seguintes materiais: Guache branco, lápis, colas coloridas e cola branca, além de um ovo e uma forminha de papel para doce.
Passo a Passo:
1 - Com um estilete, faça um furo de 2 cm de raio em uma das extremidades do ovo. Esgote o conteúdo. Lave bem com água e detergente e deixe secar (um ou dois dias).
2 - Passe uma camada de guache branco em toda a casca.
3 - Faça o rascunho dos desenhos com lápis e depois finalize com guache, colas coloridas ou outros materiais.
4 - Recheie com miniovos, confetes ou jujubas. Ou encha com chocolate ao leite e deixe o chocolate endurecer levando-o para a geladeira.
5 - Passe cola branca ao redor do fundo (furado) e encaixe a   
                                                      forminha de papel

OBSERVAÇÕES:
Essa semana vou modificar algumas duplas e tornar os agrupamentos mais produtivos. As crianças já estão apresentando melhoras significativas na aprendizagem, tanto no processo de escrita como de leitura e compreensão de um texto.
Ainda vou manter a mesma rotina dando continuidade ao trabalho com tirinhas em quadrinhos para estimular e desenvolver a leitura e interpretação de texto e a oralidade (rodas de conversa), releituras, escritas de texto, leituras de textos que se sabe de cor, ordenção de texto e escrita de listas e alfabeto movel. As tarefas de coordenação também continuam e estão funcionando muito bem! Mas agora já estamos acescentando atividades como a de resolver os exercícios dos livros didaticos junto aos seus pais. Proporcionando assim momentos de reflexão ao conteudo trabalhado em sala de aula.

Nosso lema é: AULA DADA - AULA ESTUDADA!!!

Até a proxima!!! =))
Profª Daniela

2 comentários:

Lidice Gomes disse...

Vê-se que você é entusiasta da educação e que procura oferecer aos alunos atividades variadas. Parabéns por isso. Contudo, não vi o registro dos objetivos sem os quais as atividades perdem em importância e adequação. Além disso, o ensino de letras isoladas está indo em direção oposta à natureza da aprendizagem infantil que opera com estruturas. Desculpe-me pelas observações.

Lidice Gomes disse...

Vê-se que você é entusiasta da educação e que procura oferecer aos alunos atividades variadas. Parabéns por isso. Contudo, não vi o registro dos objetivos sem os quais as atividades perdem em importância e adequação. Além disso, o ensino de letras isoladas está indo em direção oposta à natureza da aprendizagem infantil que opera com estruturas. Desculpe-me pelas observações.

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...