Páginas

sábado, 10 de março de 2012

ROTINA ESCOLAR 3ª SEMANA DE AULA


DIÁRIO DE BORDO -  DE 12 A 16 DE MARÇO DE 2012



♥ ................
SEGUNDA-FEIRA:


CHEGADA:  Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, contar uma história ou alguma brincadeira, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:  Iniciar perguntando:  Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Bingo de letras










LEITURA PELO ALUNO: Lista de nomes dos colegas da classe

LEITURA PELO PROFESSOR: Chapeuzinho amarelo - Chico Buarque

ATIVIDADE DE LEITURA :  A cobra não tem pé


Amei !!!

obs.:  A atividade com essa cantiga está nos anexos, no fim da página.



ATIVIDADE COM A LETRA - E:  Após diagnóstico realizado com as crianças, observamos que a maioria ainda não domina o alfabeto (leitura e escrita), sendo assim optamos por trabalhar o alfabeto também inividualmente, com atividades que envolvem tanto o reconhecimento, fixação e/ou memorização como a coordenação das letras.  Você vai encontrar alguns exemplos nos anexos.

♥ ......................
TERÇA-FEIRA: (hoje temos sala de multiatividades)

CHEGADA:  HORA DA CONVERSA DIRIGIDA - Tema CIRCO

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:  Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?):  Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CAÇA-NOMES (caça-palavras)

PROJETO: BRINCADEIRAS - VAMOS CONHECER ALGUMAS BRINCADEIRAS DO CIRCO.  apresentação de algumas brincadeiras do circo - fonte: Youtube


obs.:(Nesse cantinho encontrei muita coisa sobre o circo. No youtube também tem muitas sugestões de atividades que vc pode desenvolver com os alunos. #ficadica# )
  • Claves de malabares com garrafa pet;
  • Pé de lata com latinha de NESCAU;
  • Super palhaço com caixa de papelão  
Outras atividades interessantes, vale a pena conferir:


RECEITA - Pirulito de pipoca com chocolate; Chapéu de palhaço com moldes; Gibi Turma da Mônica - Especial CIRCO; Palhacinho de papel e sucata; Cartões para Colorir - Dia do Circo; Quebra Cabeça - Palhacinho equilibrista; Lembrancinha - Sorvete de Pipoca; Óculos, Viseiras e Máscaras - Dia do Circo; Marca Páginas de Palhacinhos para Colorir; Dia do Circo - Desenhos para colorir II; Dia do Circo - Desenhos para colorir I ; Receita - Pirulito de Pipoca; Poesias Ilustradas - Dia do Circo; Desenhos: equilibristas, mágicos, bailarina; Capas para Projetos Circo; Perucas de Palhaço - De meia calça!!! Palhacinho para montar; Desenhos para Colorir - Dia do Circo; Nariz Reciclado com Caixa de Ovo; Fantasia de Palhaço e Máscaras super divertidas;  Historinha - O Leão Cantor ; Brincadeiras e Atividades Circenses; Musiquinhas variadas - Circo; Lembrancinhas e moldes; Nariz de palhaço de material reciclado;Moldes e Desenhos para o Dia do Circo;Palhacinhos de caixa de leite; Pintura facial - Palhacinho; Pinte os rostinhos da turma.


LEITURA DE CONTOS:  Continho (Coleção Pra gostar de Ler - vol 1)

ATIVIDADE COM A LETRA F -  Atividades Turma da Monica e de Coordenação Motora para tarefa de casa

ATVIDADE DE MATEMÁTICA: Quantidades (INTRODUZINDO OS NÚMEROS 0 - 5) -  ligar e desenhar

♥ .........................
QUARTA-FEIRA:

CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!

ATIVIDADE DIVERSIFICADAS: Forca

LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Livro - O Circo

ATIVIDADE DE ESCRITA PELOS ALUNOS:  Lista do que encontramos no circo.
 
ATIVIDADES COM A LETRA G - Esse mês serão trabalhados atividades que envolve o reconhecimento e a coordenação das letras do alfabeto para fixação e/ou memorização. (TAREFA)

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Iniciando a coordenação do números e a noção de quantidades (anexos) 

♥ ................
QUINTA-FEIRA:


CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?):  Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!


PROJETO: Ordenação da parlenda Rei Capitão -  (na semana passada foi feita a escrita e leitura do texto).

LEITURA DE CONTO PELO PROFESSOR: Poesia de Vinicius de Moraes - Livro  Arca de Noé

ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELOS COLEGAS:   Os alimentos nutritivos falar sobre os grupos alimentares; a importancia de comer coisas nutritivas - questiona-los sobre os alimantos saudaveis - ensina-los a classificar os alimentos e registrar o que aprendemos.

 ATIVIDADE COM A LETRA: Letra H - Esse mês serão trabalhados atividades que envolve o reconhecimento e a coordenação das letras do alfabeto para fixação. (TAREFA)

 ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - Contado figurinhas (associando o número às quantidades) e registrando a atividade. ( material - figurinhas)
Atividades apresentadas no Programa Matemática D+  disponíveis no site da Revista Nova Escola
♥ ......................
SEXTA-FEIRA:

 CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA:  Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes, contar quantos faltaram!!!

LEITURA DE CONTO PELO PROFESSOR: Regra de brincadeira: Toca do Coelho

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Jogos Cooperativos:

TOCA DO COELHO
Os participantes de mãos dadas, dois a dois, formam as tocas dos coelhos.
Dentro da toca se coloca um participante, que é o coelho.
O animador comanda o jogo e fica sem toca
Quando o animador gritar: " TROCAR DE TOCA " ou " COELHINHO SAI DA TOCA", todos os coelhos saem da toca e procuram entrar em outra toca.
O que ficar sem toca será a pessoa que dará o comando: Trocar de toca.
E assim por diante ...

 PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR:  Bilhete

ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA: Letra I -  Atividades da Turma da Monica com a letra I e tarefa de coordenação motora.

 ATIVIDADE DE ARTE:  Releitura de obra de arte -  tema CIRCO


A proposta desse trabalho foi baseado no conhecimento que as crianças já possuem sobre a escrita e a leitura. As atividades propostas atendem tanto as necessidades de cada aluno e do grupo, como as habilidades que precisam ser desenvolvidas como comunicação oral, leitura, escrita, raciocínio logico, relações entre o ambiente, os fenomenos naturais e sociais e linguagem visual.

 Até a proxima!!! =))
Professora Daniela

  • Sugestão de atividades com as letras do alfabeto :
  • Mais sugestões de atividades de Arte: Neste site tem muitas sugestões, ADORO!!!

1 comentários:

Anônimo disse...

AMEI!!! OBRIGADA!

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...