DIÁRIO DE BORDO - DE 12 A 16 DE MARÇO DE 2012
♥ ................
SEGUNDA-FEIRA:
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, contar uma história ou alguma brincadeira, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Bingo de letras
LEITURA PELO ALUNO: Lista de nomes dos colegas da classe
LEITURA PELO PROFESSOR: Chapeuzinho amarelo - Chico Buarque
ATIVIDADE DE LEITURA : A cobra não tem pé
Sugestão encontrada no site: http://termasmickeylandia.blogspot.com/2010/06/musica-cobra-nao-tem-pe.html
Amei !!!
obs.: A atividade com essa cantiga está nos anexos, no fim da página.
ATIVIDADE COM A LETRA - E: Após diagnóstico realizado com as crianças, observamos que a maioria ainda não domina o alfabeto (leitura e escrita), sendo assim optamos por trabalhar o alfabeto também inividualmente, com atividades que envolvem tanto o reconhecimento, fixação e/ou memorização como a coordenação das letras. Você vai encontrar alguns exemplos nos anexos.
♥ ......................
TERÇA-FEIRA: (hoje temos sala de multiatividades)
TERÇA-FEIRA: (hoje temos sala de multiatividades)
CHEGADA: HORA DA CONVERSA DIRIGIDA - Tema CIRCO
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CAÇA-NOMES (caça-palavras)
PROJETO: BRINCADEIRAS - VAMOS CONHECER ALGUMAS BRINCADEIRAS DO CIRCO. apresentação de algumas brincadeiras do circo - fonte: Youtube
obs.:(Nesse cantinho encontrei muita coisa sobre o circo. No youtube também tem muitas sugestões de atividades que vc pode desenvolver com os alunos. #ficadica# )
- Claves de malabares com garrafa pet;
- Pé de lata com latinha de NESCAU;
- Super palhaço com caixa de papelão
RECEITA - Pirulito de pipoca com chocolate; Chapéu de palhaço com moldes; Gibi Turma da Mônica - Especial CIRCO; Palhacinho de papel e sucata; Cartões para Colorir - Dia do Circo; Quebra Cabeça - Palhacinho equilibrista; Lembrancinha - Sorvete de Pipoca; Óculos, Viseiras e Máscaras - Dia do Circo; Marca Páginas de Palhacinhos para Colorir; Dia do Circo - Desenhos para colorir II; Dia do Circo - Desenhos para colorir I ; Receita - Pirulito de Pipoca; Poesias Ilustradas - Dia do Circo; Desenhos: equilibristas, mágicos, bailarina; Capas para Projetos Circo; Perucas de Palhaço - De meia calça!!! Palhacinho para montar; Desenhos para Colorir - Dia do Circo; Nariz Reciclado com Caixa de Ovo; Fantasia de Palhaço e Máscaras super divertidas; Historinha - O Leão Cantor ; Brincadeiras e Atividades Circenses; Musiquinhas variadas - Circo; Lembrancinhas e moldes; Nariz de palhaço de material reciclado;Moldes e Desenhos para o Dia do Circo;Palhacinhos de caixa de leite; Pintura facial - Palhacinho; Pinte os rostinhos da turma.
LEITURA DE CONTOS: Continho (Coleção Pra gostar de Ler - vol 1)
ATIVIDADE COM A LETRA F - Atividades Turma da Monica e de Coordenação Motora para tarefa de casa
ATVIDADE DE MATEMÁTICA: Quantidades (INTRODUZINDO OS NÚMEROS 0 - 5) - ligar e desenhar
♥ .........................
QUARTA-FEIRA:
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
ATIVIDADE DIVERSIFICADAS: Forca
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Livro - O Circo
ATIVIDADE DE ESCRITA PELOS ALUNOS: Lista do que encontramos no circo.
ATIVIDADES COM A LETRA G - Esse mês serão trabalhados atividades que envolve o reconhecimento e a coordenação das letras do alfabeto para fixação e/ou memorização. (TAREFA)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Iniciando a coordenação do números e a noção de quantidades (anexos)
♥ ................
QUINTA-FEIRA:
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
PROJETO: Ordenação da parlenda Rei Capitão - (na semana passada foi feita a escrita e leitura do texto).
LEITURA DE CONTO PELO PROFESSOR: Poesia de Vinicius de Moraes - Livro Arca de Noé
ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELOS COLEGAS: Os alimentos nutritivos falar sobre os grupos alimentares; a importancia de comer coisas nutritivas - questiona-los sobre os alimantos saudaveis - ensina-los a classificar os alimentos e registrar o que aprendemos.
ATIVIDADE COM A LETRA: Letra H - Esse mês serão trabalhados atividades que envolve o reconhecimento e a coordenação das letras do alfabeto para fixação. (TAREFA)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - Contado figurinhas (associando o número às quantidades) e registrando a atividade. ( material - figurinhas)
Atividades apresentadas no Programa Matemática D+ disponíveis no site da Revista Nova Escola
- http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-contando-colecao-429161.shtml
- http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-escrevendo-numeros-429185.shtml
♥ ......................
SEXTA-FEIRA:
SEXTA-FEIRA:
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Iniciar perguntando Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes, contar quantos faltaram!!!
LEITURA DE CONTO PELO PROFESSOR: Regra de brincadeira: Toca do Coelho
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogos Cooperativos:
TOCA DO COELHO
Os participantes de mãos dadas, dois a dois, formam as tocas dos coelhos.
Dentro da toca se coloca um participante, que é o coelho.
O animador comanda o jogo e fica sem toca
Quando o animador gritar: " TROCAR DE TOCA " ou " COELHINHO SAI DA TOCA", todos os coelhos saem da toca e procuram entrar em outra toca.
O que ficar sem toca será a pessoa que dará o comando: Trocar de toca.
E assim por diante ...
Dentro da toca se coloca um participante, que é o coelho.
O animador comanda o jogo e fica sem toca
Quando o animador gritar: " TROCAR DE TOCA " ou " COELHINHO SAI DA TOCA", todos os coelhos saem da toca e procuram entrar em outra toca.
O que ficar sem toca será a pessoa que dará o comando: Trocar de toca.
E assim por diante ...
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Bilhete
ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA: Letra I - Atividades da Turma da Monica com a letra I e tarefa de coordenação motora.
ATIVIDADE DE ARTE: Releitura de obra de arte - tema CIRCO
A proposta desse trabalho foi baseado no conhecimento que as crianças já possuem sobre a escrita e a leitura. As atividades propostas atendem tanto as necessidades de cada aluno e do grupo, como as habilidades que precisam ser desenvolvidas como comunicação oral, leitura, escrita, raciocínio logico, relações entre o ambiente, os fenomenos naturais e sociais e linguagem visual.
Até a proxima!!! =))
Professora Daniela
ANEXOS
- Sugestões de Jogos Cooperativos :
- Sugestão de atividades com as letras do alfabeto :
- Mais sugestões de atividades de Arte: Neste site tem muitas sugestões, ADORO!!!
1 comentários:
AMEI!!! OBRIGADA!
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...