Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Rotina para 1º ano

 ROTINA PARA 1.º ANO

A Rotina Semanal deve ser composta por atividades diversificadas, leitura pelo aluno, projetos, produção de textos e atividades de escrita, além dos demais eixos do travalho pedagógico, como: a Matemática, Cências Sociais e Naturais, Movimento, jogar, brincar e Cuidar de si e do outro e Artes.

A rotina abaixo é do Programa do Ler e Escrever da SEE-SP. No ano passado iniciei um trabalho com essa proposta de funcionou muito bem!!!

Vamos a rotina:

SEGUNDA-FEIRA:
  1. Atividades diversificas: Os cantos de atividades diversificadas é uma modalidade de organização onde as crianças podem vivenciar diferentes situações de aprendizagem, exercitando sua autonmia e buscando conhecer as proprias necessidades ligadas à construção do conhecimento e relacionamento interpessoal.  
    • brincadeiras e jogos nas quais se pode escolher parceiros, materiais e brinquedos (jogos de construção, jogos de regras, faz de conta, leitura de livros e gibis, etc;
    • participação em jogos que envolvam a combinação de regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso de materiais e do espaço
    • valorização do dialogo como forma de lidar com os conflitos. (hora da conversa)
    • valorização dos cuidados com os materiaisde uso individual e coletivo.
  2. Leitura pelo aluno: listas, textos memorizados
  3. Leitura de conto pelo professor
  4. Atividade de escrita ou leitura de nomes dos colegas

TERÇA-FEIRA:

  1. Atividades diversificadas
  2. Projeto:
  3. Leitura de contos
  4. Livre (Trabalho com os demais eixos)

QUARTA-FEIRA:

  1. Atividades Diversificadas:
  2. Livre (eixos)
  3. Leitura de contos pelo Professor
  4. Atividade de escrita pelo aluno: listas, titulos de histórias infantis, parlendas e outros

QUINTA-FEIRA:

  1. Atividades diversificadas:
  2. Projeto
  3. Leitura de contos pelo professor
  4. Atividades de escrita ou leitura de nomes de colegas

SEXTA-FEIRA:

  1. Atividades diversificadas:
  2. Produção de texto por meio do ditado ao professor: Ex.: escrita de bilhete
  3. Leitura de conto pelo professor
  4. Livre

 Essa é uma sugestão de rotina de trabalho muito interessante pra classes de alfabetização, mas é claro que precisa ser adaptada a sua sala de aula de acordo com suas caractristicas, seu  planejamento, método e desempenho da sala.  Espero ter colaborado.

 Boa aula!!!
Professora Daniela

1 comentários:

Marlise Uhr disse...

Daniela,
Fiquei um bocado apreensiva ao começar a lecionar para uma turma de 1º ano, mas seu blog foi algo espetacular.
Que Deus continue a te abençoar.
Obrigada.

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...