Todos os dias inicio a aula com as seguintes atividades:
CHEGADA
CALENDARIO, ROTINA
CHAMADA INTERATIVA E AJUNDATE DO DIA
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, contar uma história ou alguma brincadeira, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?) : Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
AJUDANTE DO DIA: A partir dessa semana as crianças já se habituaram a rotina e ao professor, por isso já é possivel que você acrescente a atividade de sortear ou organizar uma lista com os ajudantes do dia, no caso da lista vc pode trabalhar com uma tabela que conste os nomes de todos os alunos e que a cada dia um amigo pinte o nome daquele que foi ajudante.
VAMOS AS ATIVIDADES! ... =))
♥................ SEGUNDA-FEIRA:ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BINGO DE NOMES
LEITURA PELO ALUNO: Lista de Nomes de animais
LEITURA PELO PROFESSOR: Contos
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Trabalhando quantidades
ATIVIDADE DE LEITURA:
PARLENDA - CORRE CUTIA
CORRE CUTIA
NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO
MOÇO FEIO SÓ
COME FEIJÃO . . .
No google você encontra diversas sugestões de atividades como essa!!!
ATIVIDADE COM A LETRA O: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
♥................ TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CAÇA-NOMES: Nomes de animais
PROJETO BRINCADEIRAS: Nomear as brincadeiras das figuras http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/ciclo1Atividades1ano.pdf - pag.29-33.
LEITURA DE CONTOS: Poema
ATIVIDADE COM A LETRA P: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO
♥................ QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BRINCANDO DE FORMAR PALAVRAS
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Classico da história Infantil -
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: Dona Aranha
ATIVIDADE COM A LETRA Q: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE MATEMÁTICA: (lateralidade/ volume e proporção)
♥................ QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Aprendendo a trabalhar com as letras móveis.
PROJETO BRINCADEIRAS: Vamos marcar as brincadeiras que a professora ditar. (Coletânea de atividades - Ler e escrever http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/ciclo1Atividades1ano.pdf
LEITURA DE CONTOS:
ATIVIDADE COM A LETRA R: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico:
http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO
♥................ SEXTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogos Cooperativos
CARA OU CARETA
http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/02/jogos-cooperativos.html
Dispõem se os participantes em duas fileiras, de costas um pro outro, ficando todos sobre a linha que divide o espaço em duas zonas: Cara e Careta. Cada equipe terá a sua frente uma distancia minima (10m), o pique representado por uma linha de cal ou giz. Ao comando de cara ou careta, os participantes do espçao designado correrão para o pique perseguidos pelos adversários, sendo eliminados os que forem presos. Os restantes se dispõem como no inicio a espera de nova ordem. O animador poderá tambem gritar " cara ou careta" quando os participantes deverão permanecer imoveis, sendo eliminados aqueles que partirem . Terminará o jogo quando uma das equipes não tiver mais jogadores.
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Carta ao Coelho de Páscoa
ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA: Letra S - Atividades da Turma da Monica com a letra S e tarefa de coordenação motora.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PAR OU IMPAR
ATIVIDADE DE ARTE: Essa semana vamos pintar ovos naturais... mas antes vamos falar um pouco da tradição de pinturas nas cascas do ovos. Encontrei uma sugestão super bacana e simples, nesse site: Confiram!!! http://deise.info/?p=506
Passo a Passo:
1 - Com um estilete, faça um furo de 2 cm de raio em uma das extremidades do ovo. Esgote o conteúdo. Lave bem com água e detergente e deixe secar (um ou dois dias).
2 - Passe uma camada de guache branco em toda a casca.
3 - Faça o rascunho dos desenhos com lápis e depois finalize com guache, colas coloridas ou outros materiais.4 - Recheie com miniovos, confetes ou jujubas. Ou encha com chocolate ao leite e deixe o chocolate endurecer levando-o para a geladeira.
1 - Com um estilete, faça um furo de 2 cm de raio em uma das extremidades do ovo. Esgote o conteúdo. Lave bem com água e detergente e deixe secar (um ou dois dias).
2 - Passe uma camada de guache branco em toda a casca.
3 - Faça o rascunho dos desenhos com lápis e depois finalize com guache, colas coloridas ou outros materiais.4 - Recheie com miniovos, confetes ou jujubas. Ou encha com chocolate ao leite e deixe o chocolate endurecer levando-o para a geladeira.
5 - Passe cola branca ao redor do fundo (furado) e encaixe a
forminha de papel
OBSERVAÇÕES:
Ainda vou manter a mesma rotina dando continuidade ao trabalho com tirinhas em quadrinhos para estimular e desenvolver a leitura e interpretação de texto e a oralidade (rodas de conversa), releituras, escritas de texto, leituras de textos que se sabe de cor, ordenção de texto e escrita de listas e alfabeto movel. As tarefas de coordenação também continuam e estão funcionando muito bem! Mas agora já estamos acescentando atividades como a de resolver os exercícios dos livros didaticos junto aos seus pais. Proporcionando assim momentos de reflexão ao conteudo trabalhado em sala de aula.
Nosso lema é: AULA DADA - AULA ESTUDADA!!!
Até a proxima!!! =))
Profª Daniela
2 comentários:
Vê-se que você é entusiasta da educação e que procura oferecer aos alunos atividades variadas. Parabéns por isso. Contudo, não vi o registro dos objetivos sem os quais as atividades perdem em importância e adequação. Além disso, o ensino de letras isoladas está indo em direção oposta à natureza da aprendizagem infantil que opera com estruturas. Desculpe-me pelas observações.
Vê-se que você é entusiasta da educação e que procura oferecer aos alunos atividades variadas. Parabéns por isso. Contudo, não vi o registro dos objetivos sem os quais as atividades perdem em importância e adequação. Além disso, o ensino de letras isoladas está indo em direção oposta à natureza da aprendizagem infantil que opera com estruturas. Desculpe-me pelas observações.
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...