DIARIO DE 19 À 23 DE MARÇO, 2012
Todos os dias inicio a aula com as seguintes atividades:
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, contar uma história ou alguma brincadeira, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
♥................ SEGUNDA-FEIRA:
DE REPENTE
É 1, É 2, É 3 ....
(fazer barulho com a boca como se estivesse comendo)
♥................ TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO
♥................ QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: CANTIGA O SAPO NÃO LAVA O PÉ
♥................ QUINTA-FEIRA:
PROJETO BRINCADEIRAS: Vamos marcar as brincadeiras que a professora ditar. (Coletânea de atividades - Ler e escrever http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/ciclo1Atividades1ano.pdf - pag.40.
LEITURA DE CONTOS: O monstro pé de galinha
ATIVIDADE COM A LETRA M: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico:
http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO
♥................ SEXTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogos Cooperativos
ADOLETA
Adoleta é um tipo de brincadeira de mão que as crianças apreciam muito. Pode-se brincar em duplas ou em roda, cantando os seguites versos:
A-do-le-tá
Lepeti - Peti - Polá
Lê café com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.
Puxa o rabo do dragão
Vou bater na sua mão
A-é-i-o-u!
Paaaaft!
“-Ai, doeu!”
Brincado em duplas: Sentadas, uma em frente à outra, as crianças cantam os versos, batendo as palmas da mão, em movimentos ritmados, em velocidade sempre crescente.
Brincado em roda: Sentadas em roda, com as mãos viradas para cima, as crianças cantam os versos, batendo na mão do colega ao lado. No verso final, a criança que receber ou a que errar a palmada sai.
Na brincadeira em duplas, o que está em jogo é a habilidade motora. Em roda, há o desafio da atenção.
Há um aspecto bastante curioso sobre esta brincadeira sugerido pelo site do Instituto Faber-Ludens. O uso da expressão “le petit” ou “a criança”, em francês, e de palavras em português imitando uma pronúncia afrancesada sugerem que a origem da brincadeira possa ser alguma melodia infantil francesa.
Bem legal, não?
Sugestão retirada do site: http://www.projetodecolar.com.br/?p=302
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Convite para nossa apresentação das brincadeiras do circo.
ATIVIDADE DE ARTE: Trabalhando com figuras geométricas
Obs.: Além das atividades da rotina também vou trabalhar com tirinhas em quadrinhos para estimular e desenvolver a leitura e interpretação de texto e a oralidade.
Também dou tarefas todos os dias, esse mês em especial optei por trabalhar com coordenação motora das letras já que a sala ainda apresenta garatujas. O Objetivo desse trabalho é unicamente treinar a letra. Num outro momento trabalharemos com tarefas que identifiquem o som de cada letra.
Até a proxima!!! =))
Profª Daniela
Todos os dias inicio a aula com as seguintes atividades:
- CHEGADA
- CALENDARIO, ROTINA
- CHAMADA INTERATIVA E AJUNDATE DO DIA
CHEGADA: Para acolher os alunos cantar algumas cantigas, contar uma história ou alguma brincadeira, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?) : Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
AJUDANTE DO DIA: A partir dessa semana as crianças já se habituaram a rotina e ao professor, por isso já é possivel que você acrescente a atividade de sortear ou organizar uma lista com os ajudantes do dia, no caso da lista vc pode trabalhar com uma tabela que conste os nomes de todos os alunos e que a cada dia um amigo pinte o nome daquele que foi ajudante.
VAMOS AS ATIVIDADES ENTÃO!?!?!?! =))
♥................ SEGUNDA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BINGO DE NOMES
LEITURA PELO ALUNO: Lista dos nomes dos personagens do circo.
LEITURA PELO PROFESSOR: Eu amo tanto assim ...
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Trabalhando quantidades
ATIVIDADE DE LEITURA: PARLENDA DO JACARÉ
UM JACARÉ
PASSEANDO PELA LAGOADE REPENTE
É 1, É 2, É 3 ....
(fazer barulho com a boca como se estivesse comendo)
ATIVIDADE COM A LETRA J: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
♥................ TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CAÇA-NOMES: Nomes dos personagens do circo.
PROJETO BRINCADEIRAS: Brincar de circo?!?!?!
LEITURA DE CONTOS: A árvore mágica
ATIVIDADE COM A LETRA K: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO
♥................ QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BRINCANDO DE FORMAR PALAVRAS
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: O menino que viu uma coisa....
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: CANTIGA O SAPO NÃO LAVA O PÉ
ATIVIDADE COM A LETRA L: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE MATEMÁTICA:
♥................ QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Aprendendo a trabalhar com as letras móveis.
PROJETO BRINCADEIRAS: Vamos marcar as brincadeiras que a professora ditar. (Coletânea de atividades - Ler e escrever http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/ciclo1Atividades1ano.pdf - pag.40.
LEITURA DE CONTOS: O monstro pé de galinha
ATIVIDADE COM A LETRA M: Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto por isso estamos trabalhando o reconhecimento e a memorização das letras. Estamos utilizando os materiais do link abaixo entre outros materiais pessoais. end eletrico:
http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/03/turma-da-monica-atividades.html
ATIVIDADE COM O LIVRO DIDATICO DE LP: Nossa escola utiliza o livro Porta Aberta 1.º ANO
♥................ SEXTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogos Cooperativos
ADOLETA
Adoleta é um tipo de brincadeira de mão que as crianças apreciam muito. Pode-se brincar em duplas ou em roda, cantando os seguites versos:
A-do-le-tá
Lepeti - Peti - Polá
Lê café com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.
Puxa o rabo do dragão
Vou bater na sua mão
A-é-i-o-u!
Paaaaft!
“-Ai, doeu!”
Brincado em duplas: Sentadas, uma em frente à outra, as crianças cantam os versos, batendo as palmas da mão, em movimentos ritmados, em velocidade sempre crescente.
Brincado em roda: Sentadas em roda, com as mãos viradas para cima, as crianças cantam os versos, batendo na mão do colega ao lado. No verso final, a criança que receber ou a que errar a palmada sai.
Na brincadeira em duplas, o que está em jogo é a habilidade motora. Em roda, há o desafio da atenção.
Há um aspecto bastante curioso sobre esta brincadeira sugerido pelo site do Instituto Faber-Ludens. O uso da expressão “le petit” ou “a criança”, em francês, e de palavras em português imitando uma pronúncia afrancesada sugerem que a origem da brincadeira possa ser alguma melodia infantil francesa.
Bem legal, não?
Sugestão retirada do site: http://www.projetodecolar.com.br/?p=302
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Convite para nossa apresentação das brincadeiras do circo.
ATIVIDADE DE ARTE: Trabalhando com figuras geométricas
Obs.: Além das atividades da rotina também vou trabalhar com tirinhas em quadrinhos para estimular e desenvolver a leitura e interpretação de texto e a oralidade.
Também dou tarefas todos os dias, esse mês em especial optei por trabalhar com coordenação motora das letras já que a sala ainda apresenta garatujas. O Objetivo desse trabalho é unicamente treinar a letra. Num outro momento trabalharemos com tarefas que identifiquem o som de cada letra.
Até a proxima!!! =))
Profª Daniela
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...