ROTINA 
SEMANAL - ABRIL 3ª SEMANA 
 Semana mais do que 
especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de 
abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com 
muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?!  (obs.: mas ainda 
estou finalizando algumas atividades)
 Semana mais do que 
especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de 
abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com 
muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?!  (obs.: mas ainda 
estou finalizando algumas atividades)
♥.............................
ATIVIDADE DE LEITURA: PARLENDA - QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA
 QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA 
COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA 
COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  PROJETO LER E ESCREVER DE 
MATEMÁTICA. (SONDAGEM)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Hoje vamos nos pesar e registrar nosso peso. Em breve vamos construir um jogo muito legal!!! (projeto de matemática)
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Ensaio para a apresentação do Dia do Indio.
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Vamos escrever uma carta ao Pedrinho sobre algumas ideias para caçar um saci?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Jogo de Dados .... Vamos contar e registrar!
Até a próxima ... =)) ... 
Profª Daniela
 Semana mais do que 
especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de 
abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com 
muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?!  (obs.: mas ainda 
estou finalizando algumas atividades)
 Semana mais do que 
especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de 
abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com 
muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?!  (obs.: mas ainda 
estou finalizando algumas atividades)
DIARIO DE 15 À 19 DE ABRIL 
DE 2.012 
CHEGADA: 
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é 
hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã 
que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? 
Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do 
dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está 
presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem 
serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos 
faltaram!!!
AJUDANTE DO DIA: (Vamos sortear quem será o ajudante do 
dia?)
♥.............................
SEGUNDA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda 
de Conversa ...  conversando sobre Monteiro Lobato (Levar algumas imagens de 
Monteiro Lobato. Falar sobre a vida e a obra de importante escritor brasileiro. 
Apresentar seus personagens principais. Essa semana em especial serão contadas 
algumas histórias desses personagens e a proposta dessa semana é trabalhar com 
sequências de atividades dirigidas e temáticas, Monetiro Lobato e Indio. 
LEITURA PELO ALUNO: Lista com os nomes de 
livros infantis conhecidos pela turma. Montar um painel com os nomes de todos os 
personagens do sítio. 
LEITURA PELO PROFESSOR:  Reinações de 
Narizinho -  
ATIVIDADE DE LEITURA: PARLENDA - QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA
Estamos numa fase muito 
especial do processo alfabetização das crianças, pois já começam a reconhecer os 
sons das palavras, ora nas vogais, ora nas consoantes (de acordo com a sondagem 
realizada na semana pas  sada). Nosso objetivo daqui pra frente é efetivar esse 
conhecimento para que as crianças consigam iniciar o processo de leitura, já que 
os problemas com a escrita e de identificação das letras do alfabeto já foram 
superados.  O livro didático contextualiza o trabalho com cada letra do alfabeto 
e que iremos dar continuidade, agora!!!
 QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA 
COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA 
COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
VIVA 
EU ... VIVA TU .... VIVA O RABO...DO TATU
Atividades sugeridas: Livro didático Porta aberta - 1º ano (pag. 
52-54) e Coleção Telecoteco: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/02/colecao-telecoteco-consoantes-n.html
♥................................... 
 TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda 
de conversa sobre as brincadeiras e brinquedos indigenas. Explicar as crianças 
que essa semana também comemoramos o Dia do Indio e por isso vamos comtemplar 
nosso projeto brincadeiras, aprendendo um pouco sobre a cultura indigena, no 
caso sobre as brincadeiras e os brinquedos indigenas. Será que os indios brincam 
da mesma coisa que a gente? Por que? Como são os brinquedos indigenas? Existem 
loja de brinquedos na aldeia? Com que materiais os in
PROJETO BRINCADEIRAS: Nomear e 
registrar as brincadeiras indigenas. 
Assistir ao video: http://vimeo.com/5641782  ou http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PROJETO LER E ESCREVER DE MATEMÁTICA. -  
Que tamanho eu tenho? Vamos medir a altura das crianças e registrar cada uma 
depois oralmente vamos contar quantos centimentros temos a mais que os outros.  
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  LENDA 
INDIGENA 
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: LISTA DOS 
PERSONAGENS DO SITIO DO PICAPAU AMARELO: (CRUZADINHA)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Hoje vamos nos pesar e registrar nosso peso. Em breve vamos construir um jogo muito legal!!! (projeto de matemática)
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Figuras com barbante.  
(Jogo Indígena)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividades do Livro Didático - 
Quantidades -
LEITURA DE CONTOS: Saci-Pererê - Do livro: O Saci - obra 
infanto-juvenil de Monteiro Lobato, vol 2.
ESCRITA DE LISTA: Vamos escrever uma lista com as principais 
artes do Saci- Pererê 
QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Ensaio para a apresentação do Dia do Indio.
PROJETO BRINCADEIRAS:  Ditado ao professor 
de uma das brincadeiras apresentadas na aula anterior.
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Vamos ouvir a história do 
Tio Barnabé, ensinando o Pedrinho a caçar Saci?
ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA COM NOMES:  Cruzadinha com os 
personagens do Sitio.
PROJETO DE MATEMÁTICA: ( Programa Ler e Escrever) 
♥........................ 
SEXTA-FEIRA: 
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Você sabe porque 
comemoramos o dia do indio no dia 19 de abril?
POR QUE DIA 19 DE 
ABRIL?
A data foi 
criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A escolha foi uma 
homenagem ao I Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no 
México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar 
decisões políticas importantes. 
Os índios também foram convidados, mas ficaram 
desconfiados. A história de convivência entre homens brancos e índios não é 
pacífica, mas repleta de guerras. Depois de alguns dias, porém, os indígenas 
resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril. 
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Vamos escrever uma carta ao Pedrinho sobre algumas ideias para caçar um saci?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Jogo de Dados .... Vamos contar e registrar!
ATIVIDADE DE ARTE: Hoje teremos a 
apresentação em Comemoração ao dia do Indio e a Monteiro Lobato. 
♥...........♥...........♥...........♥
Observações:   Reagrupar as crianças para torna-los 
mais produtivos. As 
crianças já apresentam mudanças em suas hipoteses de escrita isso significa 
que precisamos aprimorar e intensificar suas experiencias para que avancem ainda 
mais!!! A rotina 
continuará dando enfase ao trabalho às  rodas de conversa, releituras de obras 
de arte, escritas de texto, leituras de textos que se sabe de cor, ordenção de 
texto e escrita de listas e alfabeto movel. As tarefas também 
continuam ...  AULA DADA - AULA ESTUDADA!! 
fontes de pesquisa:
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/04/monteiro-lobato.html  
http://wcbconde.blogspot.com.br/2012/04/por-que-dia-19-de-abril-e-o-dia-do.html
Profª Daniela


 
 
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...