ROTINA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRA
Muitas colaboradores, e seguidores me pedem atividades sobre o tema SISTEMA SOLAR. Encontrei algumas coisas no google e fiz uma pasta só sobre o tema. Foram muuuuuuitos acessos, mas não estava satisfeita com as minhas atividades!
Então fiz algumas pesquisas em alguns livros didaticos e acabei encontrando uma sequencia de atividades muito interessantes. Resolvi então, selecionar algumas dessas atividades e um pouco da minha experiencia e decidi bolar um projeto sobre SISTEMA SOLAR. Sendo assim vou propor o projeto aos meus alunos e tentar identificar quais são as suas principais duvidas sobre esse tema. Identificar qual o conhecimento que eles já possuem sobre o tema. O que eles gostariam de saber e o que nós podemos fazer no fim do projeto para apresentar nossa pesquisa aos outros amigos. Dá um pouco de trabalho, mas será uma experiencia inesquecível, !!! Vamos embarcar nessa viagem... Porque o espaço sideral é o limite!!!! kkkk .
RODA DE CONVERSA: O que nós encontramos no céu. Como o céu fica durante o dia? Como o céu fica durante a noite? O que tem no céu de dia? e a noite o que vemos no céu? Em que planeta você vive? Existem outros planetas? Qual o nome dele? Quais são os desenhos que você conhece que tem o sistema solar? Você lembra o nome dos personagens dessas histórias?
ATIVIDADE DE LEITURA: (Tirinha)
ATIVIDADE DE LEITURA PELO PROFESSOR: Texto informativo: O Sistema Solar
ATIVIDADE DE ESCRITA: Vamos fazer uma lista sobre o que encontramos no céu de dia e de noite também?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Quadro númerico.
Utilize o quadro numérico cobrindo alguns números que o compõem. Peça que os alunos descubram quais são esses números. Questione sobre as estratégias que utilizaram para descobri-los( se foi contando de 1 em 1, ou anterior, posterior). Observe se utlizaram as estratégias: em qual coluna está? ou em qual linha? Em seguida prencher com os números que estão faltando, ou faça um ditado para colorir os números. Em seguida faça uma leitura coletiva dos números.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: BINGO
ATIVIDADES DE ESCRITA: CRUZADINHA - Sistema Solar
ATIVIDADE DE LEITURA PELO PROFESSOR: A GALAXIA
Fonte de pesquisa: http://www.brasilescola.com/geografia/galaxia.htm
ATIVIDADE DE LEITURA: CAÇA-PALAVRAS
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: Vamos calcular usando a caculadora.
Esta atividade tem foco as escrita e na leitura de números com o uso da calculadora. É desejavel que casa aluno tenha uma calculadora. Inicie levantando os conhecimentos prévios sobre sua utilização, questionando-os sobre para que serve, qual sua finalidade. Algumas atividades exploratórias.
- Quais são as teclas da sua calculadora?
- Localize as teclas que apresentam os algarismos de 0 a 9
- Qual a tecla que liga a máquina?
- Qual a tecla que desliga a máquina?
Explore o teclado estimulando a leitura dos números e dos símbolos que aparecem. Proponha tambem aos alunos aparecer o número que desejarem no visor.
QUARTA-FEIRA
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda de Conversa: Como nós podemos fazer uma viagem no espaço?
LIVRE: (Atividade Livro Didático)
LEITURA PELO PROFESSOR: Vida de astronauta - biografia de Marcos Pontes
Fonte de pesquisa: http://www.marcospontes.net/
ESCRITA PELO ALUNO: Formando palavras
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Ditado de números a ser digitados na calculadora. (Propor um ditado de números para que sejam digitados na calculadora. Dite um a um, os seguintes números 12, 21, 34, 51, 15, 24, 42, 23, 32. A cada vez faça uma discussão coletiva e registre na lousa a escrita que todos consideram adequada. Poderão ser exploradas as hipoteses dos alunos sobre a leitura e a escrita desses números.
QUINTA-FEIRA
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Letras móveis
APRESENTAÇÃO DE VIDEO: Toy history
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Texto informativo: Como os cometas nasceram? - fonte de pesquisa: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060317
ATIVIDADES DE ESCRITA OU LEITURA DE NOMES:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Prencha o quadro com os números que estão faltando, faça uma leitura coletiva dos números do quadro.
SEXTA-FEIRA
ATIVIDADE DIVERSIFICADA:
PRODUÇÃO DE TEXTO POR MEIO DE DITADO AO PROFESSOR: Escrita de charada -
O QUE FICA NO MEIO DO SOL?
Resp.: O SOL
Obs.: As crianças realizaram essas escritas sozinhas!!!!
LEITURA DE CONTO PELO PROFESSOR : (A LENDA DO SOL - LENDA JURUNA)
Lenda do Sol
Para os índios o sol era gente e se chamava KUANDÚ.
Kuandú tinha três filhos: um é o sol que aparece na seca; o outro, mais
novo , sai na chuva e o filho do meio ajuda os outros dois quando estão
cansados. Há muito tempo um índio teria comido o pai de kuandú. Por
isso este queria se vingar. Uma vez Kuandú estava muito bravo e foi
para o mato pegar coco. Lá encontrou o índio em uma palmeira inajá.
Kuandú disse que ele ia morrer, mas o índio foi mais rápido acertando-o
com um cacho de coco na cabeça. Foi aí tudo escureceu. As crianças
começaram a morrer de fome porque o índio não podia trabalhar na roça e
nem pescar pois estava tudo escuro. A mulher de Kuandú mandou o filho
sair de casa e ficou claro de novo. Mas só um pouco porque era muito
quente para ele. O filho não agüentou e voltou para casa. Escureceu de
novo. E assim ficaram os 3 filhos de Kuandú entrando e saindo de casa.
Portanto , quando é sol forte , é o filho mais velho que está fora de
casa. Quando é sol mais fraco é o filho mais novo. O filho do meio só
aparece quando os irmãos ficam cansados.
(Lenda indígena )
Pesquisa - Velho Bruxo
SITE DE PESQUISA: http://www.velhobruxo.tns.ufsc.br/Lenda027.html
LIVRE: RELEITURA DE OBRAS DE ARTE.
Vicent Van Gogh
Candido Portinari
t
2 comentários:
Parabéns! Este é um tema fascinante!, os pequenos vão amar, maravilhoso!! Amei.
Evani
Adorei seu blog e sua forma de trabalhar com os alunos. Parabéns! Já estou seguindo...
Sugiro que retire as letras e números para confirmar comentário, pois facilitaria sem eles...
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...