Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

ROTINA SEMANAL - MAIO 2ª semana


Essa semana vamos mudar um pouco a rotina das crianças trabalhando um pouco mais com leitura e  atividades matemáticas.  



SEGUNDA-FEIRA

A partir dessa semana vamos trabalhar com o projeto do EMAI-SP (PROJEO DE MATEMÁTCA NOS ANOS INICAIS) -  Esse projeto foi elaborado na tentativa de estudar e viabilizar sequências de atividades matemáticas mais adequadas às séries iniciais.  
1. RODA DE CONVERSA:  Observar uma foto com diferente situações em que os números aparecem. Questinar as crianças sobreque números conhecem. Pra que servem os números? Qual a importancia dos números?   Vamos recortar de revistas e jornas, anuncios com o uso dos números. Vamos refletir sobre a importancia dos números no nosso dia-a-dia.
2. ATIVIDADE DE ESCRITA:  Aniversário de Leticia - vamos fazer um lista de coisas que encontramos numa festa de aniversário.
3. LEITURA PELO PROFESSOR: Reportagens: Curiosidades sobre algums árvores. =D site: www.obrasileirinho.com.br.
4. ATIVIDADES DO LIVRO DIÁTICO DE LP: Vamos trabalhar com a letra "B" - livro didático Porta Aberta e coleção Telecoteco.
TERÇA-FEIRA


1. ATIVIDADES DIVERIFICADAS: Pesquisa sobre a idade dos alunos da classe:

QUANTOS ANOS VOCÊ TEM? (montar uma lista)

Peça que os alunos se agrupem por idade e pergunte:
  • Quantos alunos têm 6 anos?
  • Quantos alunos têm 7 anos?
  • Quantos alunos têm mais de 7 anos?
Observe como realizam a contagem e peça que façam o registro desses números.
Deixe no primeiro momento que eles encontrem uma estratégia para registrarem quantos tem 6 anos e quantos tem 7 anos. Após a contagem feita pelos alunos e seus registros, faça com eles a contagem oral das quantidades do numero de alunos de cada idade observando o procedimento que eles utilizaram para realizar a contagem.

SUGESTÕES:



2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira do
Site para pesquisa: http://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/bambole
Bambolê
O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.
O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos da América em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a idéia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar). Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro - o que o tornava perigoso - foi até chamado de aro mortal.
3. LEITURA  PELO PROFESSOR: Mais curiodades
4. ATIVIDADE DE LEITURA PELOS ALUNOS: RIMAS
5. ATIVIDADE DE ESCRITA: Regra do Babolê

QUARTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Vamos conversar sobre fichas... O que são fichas? Pra que servem? Quem já viu uma ficha?

2. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  Cada um preencherá sua ficha de identificação.
Durante a atividade, explorar uma informação de cada vez. No primeiro momento, explore as idades: utilizando os dados da ficha de identificação, questione-os anotando na lousa o número de irmãs que cada um possui, pode começar pelo número de irmãos que você professor possui. Faça a leitura desses dados, pedindo aos alunos que identifiquem aqueles que possuem o maior e o menor número de irmãos, por exemplo.


3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  REPORTAGEM -

4. ESCRITA DE LISTA:  Lista de doces preferidos pela turma.

5. LIVRO DIDÁTICO: Pesquisa sobre os doces preferidos da classe - pg 70
QUINTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Vamos conversar sobre telefone... Na sua casa tem telefone? Ou tem algum telefone que pode ser usado por sua familia? Quem conhece o número do telefone de sua casa?

2. ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELO PROFESSOR:  Vamos confeccionar um agenda de telefone?
3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Curiosidades

4. PROJETO BRINCADEIRAS:  Vamos aprender a dançar Catira (projeto festa Junina)





SEXTA-FEIRA:

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Hora da leitura

2. ATIVIDADE DE ARTE: O CORPO HUMANO -  Colar uma imagem de uma pessoa faltando alguma parte do corpo (cabeça, perna, braço, barriga, etc) as crianças deverão desenhar as partes que estão faltando.

3. PRODUÇÃO DE TEXTO:  Vamos escrever um bilhete para um colega da classe.

4. ENSAIO PARA FESTA JUNINA:

.............. ✿✿✿.................
Os objetivos princpais das atividades dessa semana são:

  • Identificar escritas númericas reltivas a números familares e frequentes;
  • Reconhecer a utilização de números no seu contexto domestico e formular hipoteses sobre sua leitura  e escrita.
  • Ler tabelas simples com números de telefone de pessoas
  • Identificar dias da semana, e dia dos meses explorando o calendario ;



Até a próxima!!!
Professora Daniela 【ツ】

domingo, 6 de maio de 2012

ROTINA SEMANAL - MAIO 1ª SEMANA

Semana especial !!!

Às mamães que visitam esse cantinho... que seu dia seja especialmente lindo!!!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Vamos a nossa rotina?!




SEGUNDA-FEIRA
Olá estava com saudades... Infelizmente meu bebê adoeceu na ultima semana e tive que me ausentar. Ainda não sabemos o que está provocando sua falta de apetite ainda estamos investigando, mas Deus está presente em nossas vidas e ele vai melhorar.

Bem vamos lá!!! Vou tentar postar toda a rotina até terça-feira ok?!?!  Como iniciei as atividades agora a primeira coisa que pretendo trabalhar é com o calendário!!! Obrigadinha pela sua participação nesse cantinho!!! bjux

(Após a chamada, o calendário e os ajudantes do dia... Dando continuidade a nossa rotina, vamos trabalhar com mais listas .... lista de animais silvestres e domesticos, cardapio do dia e lista de nomes das mamães, além das listas essa semana é muito espeical por isso vamos trabalhar com diversas produções de textos como bilhetinhos pra mamães, convites, etc.. Atividades imprescindíveis no processo de escrita e leitura . pois trabalham com a identificação e o reconhecimento dos sons das palavras e ajusta a leitura das crianças. )
1. RODA DE CONVERSA:  Vamos conversar sobre os animais! Quem tem bichinho em casa? Como eles são? Quais os animais podemos ter em casa?  Quais animais vivem na floresta?
2. LISTA DE ANIMAIS:  Vamos organizar um cartaz ilustrado com nomes de animais oragnizados  Atividade de escrita em duas lista ANIMAIS DOMESTICOS E ANIMAIS SILVESTRES.  Depois, formar as palavras selecionadas com as letras móveis e copia-las nos no caderno de classe, seguida de ilustração.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE (tiradas do google)






2. LEITURA PELO PROFESSOR: CONTOS - A ARCA DE NOÉ
3. ATIVIDADE DE LEITURA: O LEÃOZINHO - Maria Gadú e Xuxa

O LEÃOZINHO
 
Gosto muito de te ver leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você leãozinho
para desentristecer leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho

Um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
O meu coração é o sol pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu

Gosto de te ver ao sol leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele tua luz tua juba
Gosto de ficar ao sol leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar numa

4. ATIVIDADES DO LIVRO DIÁTICO DE LP: pg. 60 e 62. (Sugestão de atividades da Coleção Telecoteco - letra P)

 5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Continuidade do projeto de matemática: os números na minha vida -  é hora de contar as horas!!!



TERÇA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogo da memória (figuras e palavras)





2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira do
Site para pesquisa: http://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/bambole
Bambolê
O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.
O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos da América em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a idéia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar).
Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro - o que o tornava perigoso - foi até chamado de aro mortal.
  
3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:
4. ATIVIDADE DE LEITURA OU ESCRITA PELOS ALUNOS: Cruzadinhas com nomes de animais ( colocar o banco de palavras na lousa)
5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividade do Par ou Impar com registro - Atividades sobre quantidades - livro didático

QUARTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Brincando de dominó

2. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Vamos voltar a trabalhar com as horas? Agora vamos registrar nosso horario aqui na escola.

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:

4. ESCRITA DE LISTA: Vamos fazer uma lista com o nome das mamães?

5. ATIVIDADE DE ARTE .... VAMOS PINTAR UM LINDO QUADRO PRA MAMÃE!


QUINTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda de conversa as características da mamãe. Como a nosso mamãe é? Quais são suas qualidades?

2. ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELO PROFESSOR:  Montar um painel em forma de coração com as qualidades das mamães do pequenos da sala.

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: MÃE MARAVILHA 


5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Que horas são?

6. ATIVIDADE DE ARTE: VAMOS FINALIZAR O QUADRO DA MAMÃE

SEXTA-FEIRA:

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Hora da leitura

2. ATIVIDADE DE ARTE: Os dedinhos da mamãe

3. PRODUÇÃO DE TEXTO : Cartinha pra mamãe 

4. ATIVIDADE DE LEITURA: QUADRINHAS (DIA DAS MÃES)





A todas as mamães meu sinceros votos de um ....



DEUS AS ABENÇÕE, PROTEJA E GUARDE... AMÉM!!!

.............. ✿✿✿.................
Obs.: Além dessas atividades, estamos trabalhando ainda com a Coleção telecoteco - letra P (sala de aula e tarefa - essa semana vamos trabalhar com a letra L) - fazemos atividades no caderno de leitura do alfabeto antes de iniciar as atividades e lista como dos alunos que não vieram, cardápio do dia, e entre outras atividades, quando necessário.

Até a próxima!!!
Professora Daniela 【ツ】

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Rotina SEMANAL - ABRIL 4ª SEMANA

DIARIO DE 23 A 27 DE ABRIL DE 2012

Tivemos uma semana muito produtiva, falamos muito sobre Monteiro Lobato, fizemos atividades, ouvimos histórias do sitio do pica-pau amarelo e é claro também estudamos sobre os Indios, habitos alimentares, brinquedos e brincadeiras, onde vivem e suas lendas. E agora chegou o momento de conversarmos sobre o Descobrimento do Brasil!!! 


Encontrei uma atividade muito bacana para ilustrar essa história para crianças pequenas como a minha turma!!! Olha só!!!

SEGUNDA-FEIRA

1. RODA DE CONVERSA: Vamos conversar sobre um assunto muito importante. Prestem bem atenção, pois vamos Descobrir como os portugueses chegaram no Brasil...


Após a chamada, o calendário e os ajudantes do dia... vamos reorganizar nossa rotina, a partir de agora vamos trabalhar com listas todos os dias .... lista de ajudantes do dia, lista de quem faltou, cardapio do dia, lista de frutas, etc.. Esse é um exercício muito importante no processo de escrita e leitura . pois trabalha com a identificação e o reconhecimento dos sons das palavras e ajusta a leitura das crianças.

1. LISTA DAS FRUTAS QUE COMEMOS NA SEMANA DA BOA ALIMENTAÇÃO:  atividade de leitura e identificação das palavras. Depois, formar as palavras selecionadas com as letras móveis e copia-las nos no caderno de classe, seguida de ilustração.

LARANJA
MAMÃO
ABACAXI
PERA
MAÇA
MELÃO
BANANA
UVA
MELANCIA
MORANGO
AMORA
KIWI
AMEIXA
LIMÃO
ABACATE
MANGA

OUTRAS LISTAS -  Caça-letras - frutas


2. LEITURA PELO PROFESSOR: Classicos da Disney  - Pinóquio

3. ATIVIDADE DE LEITURA:  CANTIGA   -  O PIÃO

O PIÃO ENTROU NA RODA, O PIÃO
O PIÃO ENTROU NA RODA, O PIÃO
RODA PIÃO
BAMBEIA PIÃO
RODA O PIÃO
BAMBEIA O PIÃO
(Folclore)

4. ATIVIDADES DO LIVRO DIÁTICO DE LP: pg. 57 e 58. (Sugestão de atividades da Coleção Telecoteco - letra P)

5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  Continuidade do projeto de matemática: os números na minha vida - preencher uma ficha com os números do telefone, data de nascimento, número da casa e do sapato.

TERÇA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogo da memória (figuras e palavras)





2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira do Pião
Site para pesquisa: http://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/piao

São três as modalidades mais conhecidas da brincadeiras - verifique qual os alunos conhecem!

Caça” - consiste em jogar o pião no chão e “caçá-lo” com a mão, recolhendo-o por entre os dedos indicador e médio. Ganha quem ficar mais tempo com o pião rodando na mão; ou em uma variação do jogo, o pião era passado de mão em mão, entre os participantes, até que “morresse” na mão do participante que, assim, era eliminado (quando o pião para de rodar, ele “morre”). Há também outra variação da “caça”, pela qual o participante joga o pião e, sem que ele bata no chão, puxa-o de volta ao corpo “caçando-o” no ar.

“Cela” - Desenha-se no chão um grande círculo, a “cela”, e em seu centro uma rodinha onde são colocados os piões que não conseguem rodar ou que não tenham corrida suficiente para sair do círculo. Quando isso acontece o dono do pião perde sua vez de jogar e seu pião vai para a rodinha central. O primeiro a jogar e o primeiro a ter seu pião como alvo são escolhidos por par ou ímpar ou outro sorteio qualquer. Tendo pião dentro da rodinha a intenção dos jogadores é jogar seus piões lá para fazer com que o “ ferrão “ bata nos ou no pião que esta lá, quebrando (2), lascando ou mesmo só para retira-lo de lá. Quando um pião é retirado de lá o dono tem novamente o direito de voltar a jogar seu pião na roda (1). Uma outra variação dessa modalidade, consiste em jogar o pião dentro da “cela”, sobre os que lá estão e, com habilidade, puxá-lo para fora. Se o pião ficar, está perdido; se com a batida no chão, qualquer outro pião for retirado lá de dentro, o pião resgatado é ganho (3).

“Bata” - marca-se um campo de tamanho combinado com dois “gols” nas extremidades. Uma bolinha de madeira, a “bata”, (do tamanho de uma bola de pingue-pongue) é colocada no centro. Ao sinal, os jogadores (um ou mais de cada lado) jogam seus piões, caçando e batendo na “bata” com o mesmo, impulsionando-a em direção ao “gol”.

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Contos Classicos - Branca de Neve

4. ATIVIDADE DE LEITURA OU ESCRITA PELOS ALUNOS: Cruzadinhas com nomes


5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividade do Par ou Impar com registro  - Atividades sobre quantidades - livro didático




QUARTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Formando palavras







2. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Vamos Classificar (levar uma serie de objetos aos alunos e vamos trabalhar a classificação desses objetos carrinhos pequenos, números, aviõeszinhos - brinquedinhos de aniversário em geral) - Analisar o processo de classificação da criança e questiona-los sobre quais os critérios que estão utilizando para classificar esses objetos.

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Contos Classicos - João e Maria

4. ESCRITA DE LISTA: Acrósticos - escrever o proprio nome numa folha e depois pensar em outras palavras que comecem com a mesma letras.


QUINTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Vamos brincar de Pular corda

2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira de pular corda - Site para pesquisa: http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/brinquedos/brinquedos03/brinquedos03.asp

Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam filas em lados opostos da corda. Entram duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Criança 1
Ai, ai...
Criança 2 O que você tem?
Criança 1 Saudades.
Criança 2 De quem?
Criança 1 Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 Subi na roseira,
Criança 1 desci pelo galho,
Criança 2 Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.

A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápido. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.

Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encostar na corda, que é sacudida cada vez mais rápido. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem "sobreviver" por mais tempo.



Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encostar na corda, que é sacudida cada vez mais rápido. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem "sobreviver" por mais tempo.
3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Classicos - Cinderela

4. ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELO PROFESSOR: Leitura de cantiga -


5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Brincando com os dados e registrando.

SEXTA-FEIRA:

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Vamos brincar de Trem...

2. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Contos Classicos - A Bela e a Fera

3. PRODUÇÃO DE TEXTO e ATIVIDADE DE ARTE:  Um cartão pra mamãe ( o dia das mães está chegando, vamos montar um cartão pra mamãe?) Utilizar papel cartonado picado em quadradinhos bem pequenos para que as crianças construam seu cartão. Veja alguns modelos;








............... ✿✿✿.................
O objetivo principal das atividades dessa semana é propor as crianças atividades que auxilie no avanço de suas hipoeteses de escrita e leitura. As atividades foram contextualizadas ao universo infantil e mobiliza a refleção sobre como escrevem, ou quais letras devem usar. A leitura é essencial pois ajusta o conhecimento que já possuem sobre os sons da palavra escrita e reformula suas hipoteses nesse processo.

Obs.: Além dessas atividades, estamos trabalhando ainda com a Coleção telecoteco - letra P (sala de aula e tarefa) - fazemos atividades no caderno como copia e leitura do alfabeto antes de iniciar as atividades e  lista como dos alunos que não vieram, cardápio do dia, e entre outras atividades, quando necessário.

Até a próxima!!!
Professora Daniela 【ツ】

domingo, 15 de abril de 2012

ROTINA SEMANAL - ABRIL 3ª SEMANA

Semana mais do que especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?!  (obs.: mas ainda estou finalizando algumas atividades)

DIARIO DE 16 À 20 DE ABRIL DE 2.012
CHEGADA:
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!
AJUDANTE DO DIA: (Vamos sortear quem será o ajudante do dia?)

♥.............................
SEGUNDA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda de Conversa ...  conversando sobre Monteiro Lobato (Levar algumas imagens de Monteiro Lobato. Falar sobre a vida e a obra de importante escritor brasileiro. Apresentar seus personagens principais. Essa semana em especial serão contadas algumas histórias desses personagens e a proposta dessa semana é trabalhar com sequências de atividades dirigidas e temáticas, Monetiro Lobato e Indio.
LEITURA PELO ALUNO: Lista com os nomes de livros infantis conhecidos pela turma. Montar um painel com os nomes de todos os personagens do sítio.
LEITURA PELO PROFESSOR:  Reinações de Narizinho - 

ATIVIDADE DE LEITURA:  PARLENDA - QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA
Estamos numa fase muito especial do processo alfabetização das crianças, pois já começam a reconhecer os sons das palavras, ora nas vogais, ora nas consoantes (de acordo com a sondagem realizada na semana pas  sada). Nosso objetivo daqui pra frente é efetivar esse conhecimento para que as crianças consigam iniciar o processo de leitura, já que os problemas com a escrita e de identificação das letras do alfabeto já foram superados.  O livro didático contextualiza o trabalho com cada letra do alfabeto e que iremos dar continuidade, agora!!!

QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
VIVA EU ... VIVA TU .... VIVA O RABO...DO TATU
 Atividades sugeridas: Livro didático Porta aberta - 1º ano (pag. 52-54) e Coleção Telecoteco: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/02/colecao-telecoteco-consoantes-n.html
 ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  PROJETO LER E ESCREVER DE MATEMÁTICA. (SONDAGEM)

 ♥...................................
 TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda de conversa sobre as brincadeiras e brinquedos indigenas. Explicar as crianças que essa semana também comemoramos o Dia do Indio e por isso vamos comtemplar nosso projeto brincadeiras, aprendendo um pouco sobre a cultura indigena, no caso sobre as brincadeiras e os brinquedos indigenas. Será que os indios brincam da mesma coisa que a gente? Por que? Como são os brinquedos indigenas? Existem loja de brinquedos na aldeia? Com que materiais os indios fabricam seus brinquedos?   
PROJETO BRINCADEIRAS: Nomear e registrar as brincadeiras indigenas.
Assistir ao video: http://vimeo.com/5641782  ou http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE


 ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PROJETO LER E ESCREVER DE MATEMÁTICA. -  Que tamanho eu tenho? Vamos medir a altura das crianças e registrar cada uma depois oralmente vamos contar quantos centimentros temos a mais que os outros. 
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  LENDA INDIGENA
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: LISTA DOS PERSONAGENS DO SITIO DO PICAPAU AMARELO: (CRUZADINHA)

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:   Hoje vamos nos pesar e registrar nosso peso. Em breve vamos construir um jogo muito legal!!!  (projeto de matemática)
ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO DE SEXTA-FEIRA: Em comemoração ao Dia do livro e do Indio.

♥............................
QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Figuras com barbante.  (Jogo Indígena)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividades do Livro Didático - Quantidades -

 LEITURA DE CONTOS: Saci-Pererê - Do livro: O Saci - obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato, vol 2.
ESCRITA DE LISTA: Vamos escrever uma lista com as principais artes do Saci- Pererê

 ♥.........................
QUINTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Ensaio para a apresentação do Dia do Indio.
PROJETO BRINCADEIRAS:  Ditado ao professor de uma das brincadeiras apresentadas na aula anterior.
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:  Vamos ouvir a história do Tio Barnabé, ensinando o Pedrinho a caçar Saci?

 
ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA COM NOMES:  Cruzadinha com os personagens do Sitio.

PROJETO DE MATEMÁTICA: ( Programa Ler e Escrever)

♥........................
SEXTA-FEIRA:

19 DE ABRIL - DIA DO INDIO
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  Você sabe porque comemoramos o dia do indio no dia 19 de abril?
POR QUE DIA 19 DE ABRIL?
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_449278.shtml
 A data foi criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A escolha foi uma homenagem ao I Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar decisões políticas importantes.
Os índios também foram convidados, mas ficaram desconfiados. A história de convivência entre homens brancos e índios não é pacífica, mas repleta de guerras. Depois de alguns dias, porém, os indígenas resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril.

PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Vamos escrever uma carta ao Pedrinho sobre algumas ideias para caçar um saci?

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  Jogo de Dados .... Vamos contar e registrar!
ATIVIDADE DE ARTE: Hoje teremos a apresentação em Comemoração ao dia do Indio e a Monteiro Lobato.
♥...........♥...........♥...........♥
Observações:   Reagrupar as crianças para torna-los mais produtivos. As crianças já apresentam mudanças em suas hipoteses de escrita isso significa que precisamos aprimorar e intensificar suas experiencias para que avancem ainda mais!!! A rotina continuará dando enfase ao trabalho às  rodas de conversa, releituras de obras de arte, escritas de texto, leituras de textos que se sabe de cor, ordenção de texto e escrita de listas e alfabeto movel. As tarefas também continuam ...  AULA DADA - AULA ESTUDADA!!

fontes de pesquisa:
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/04/monteiro-lobato.html  http://wcbconde.blogspot.com.br/2012/04/por-que-dia-19-de-abril-e-o-dia-do.html
 
Até a próxima ... =)) ...
Profª Daniela