Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

rotina semanal outubro de 2012


Semana especial à todos nós!!! Não sei se temos muito que comemorar, pois somos a classe mais desvalorizada do país... mas independente disso à você que escolheu essa vida de luta, de mudança e transformação da vida e do ser humano... você merece essa homenagem!!! Parabéns meus colegas!!!


TERÇA-FEIRA: (16/10/2012)


CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA: Que dia é hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do dia.

CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está presente na classe e quem não está. Depois a chamada. vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram!!!


ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:  JOGO DA VELHA



LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:

ATIVIDADES  COM O LIVRO DIDATICO:  Estudo da lingua. ( A letra "r" no meio da silaba)

PROJETO DE MATEMÁTICA:  EMAI - COLEÇÕES

Organizar os alunos em grupos de quatro, entregar os materiais disponiveis na sala, como figurinhas, brinquedos, tampinhas, etc. Peça que contem os objetos e registrem a quantidade no caderno. Em seguida, proponha que um aluno escreva na lousa a quantidade de obejtos e/ou figurinha que possuem.  Observe o procedimento de contagem das crianças e faça as intervenções necessárias para que avancem em suas hipoeteses. Depois pergunte:

- Que grupo tem mais figurinhas?
- Que grupo tem menos figurinhas?
- Que grupo tem quantidades iguais?
- Se juntarmos todas as coleções quanto teremos?

Agora entregue a cada aluno um quadro numerico com 4 linhas e 10 colunas, para que possam completá-lo com as escritas numericas. começando do 10. ( Podemos escrever os números como também montar um quadro numerico com números móveis. Observe os procedimentos dos alunos nessa tarefa.  Depois de realizarem a tarefa, copie o quadro na lousa e faça a leitura coletiva dos números registrados, realizando alguns questionamentos:

- Qual o maior numero escrito no quadro?-
- Qual o menor?
- Que numeros terminam em zero?
- Quais são os numeros entre 10 e 20?
- E entre 20 e 30?
- Qual é o proximo número depois de 40?


Observar o quadro de sequencia númerica e questiona-los sobre o que acontece com os números na ordem inversa, o que ocorre com a primeira coluna por exemplo e em seguida com as demais colunas, etc.
 
 
 
 
QUARTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: JOGUINHO DE NOMES



LEITURA PELO ALUNO:  ADIVINHA

LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR:

ESCRITA PELO ALUNO:  ESCRITA DE PLAVRAS QUE RIMAM

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  MAPA DO LUGAR QUE MAIS GOSTO DA SALA DE AULA (TRAJETÓRIA E DIREÇÃO)

Peça para que as crianças registrem em uma folha o mapa da sala.
Em roda de conversa, pergunte aos alunos se conhecem uma brincadeira chamada tá quente e tá frio. O professor escolhe um determinado lugar da classe e não conta a ninguem. Para participar desta brincadeira é preciso prestar atenção nas dicas e perguntas realizadas pelos alunos que estão tentando adivinhar o local escolhido.

Sugestões:
 
1. Organize grupos de quatro alunos
2. O professor escolhe um lugar da sala sem que os alunos saibam
3. Os alunos farão perguntas ou propostas do caminho a percorrer, na tentativa de adivinhar e explicar como chegar ao lugar pensado.
4. O professor valida ou não as perguntas, por meio da expressão: "tá quente", se for adequada ou "tá frio", se não for à dica correta.
5. Na lousa marcamos em uma tabela separando as dicas validas e não validas.

Exemplos:

- O lugar que vc pensou fica perto da carteira da __________?
- Depois da porta devo virar a direita  pessando por ___________?
- Fica ao lado do ármario?
- Passa na frente da carteira___________?
- Fica ao lado oposto da janela?
- É a lousa?

Os alunos podem registrar o caminho que tiveram as respostas TÁ QUENTE.
Agora chegou o momento de redefinir o caminho percorrido até o momento. e ai já adivinharam que lugar é esse?

Atenção professor, você deve dar um tempo para que os alunos justifiquem o desenho, destacando os pontos de referencia que utilizaram para orientar e realizar o mapa do caminho do  lugar preferido, para que todos da classe verifiquem no mapa analizando a veracidade das informações.




QUINTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:

ATIVIDADE COM O LIVRO DIDÁTICO:

LEITURA: DE CONTOS PELO PROFESSOR:

MATEMÁTICA:


SEXTA-FEIRA:

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:

PRODUÇÃO DE TEXTO POR MEIO DO DITADO AO PROFESSOR:

LEITURA DE CONTOS

ESCRITA PELO ALUNO: TEXTOS MEMORIZADOS:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...