Essa semana vamos mudar um pouco a rotina das crianças trabalhando um pouco mais com leitura e atividades matemáticas.
SEGUNDA-FEIRA
A partir dessa semana vamos trabalhar com o projeto do EMAI-SP (PROJEO DE MATEMÁTCA NOS ANOS INICAIS) - Esse projeto foi elaborado na tentativa de estudar e viabilizar sequências de atividades matemáticas mais adequadas às séries iniciais.
1. RODA DE CONVERSA: Observar uma foto com diferente situações em que os números aparecem. Questinar as crianças sobreque números conhecem. Pra que servem os números? Qual a importancia dos números? Vamos recortar de revistas e jornas, anuncios com o uso dos números. Vamos refletir sobre a importancia dos números no nosso dia-a-dia.
2. ATIVIDADE DE ESCRITA: Aniversário de Leticia - vamos fazer um lista de coisas que encontramos numa festa de aniversário.
3. LEITURA PELO PROFESSOR: Reportagens: Curiosidades sobre algums árvores. =D site: www.obrasileirinho.com.br.
- A ARVORE ARCO-ÍRIS: http://www.obrasileirinho.com.br/a-curiosa-arvore-com-as-cores-do-arco-iris/
- A ARVORE QUE AS CRIANÇAS TEM MEDO DE SUBIR: http://www.obrasileirinho.com.br/a-estranha-arvore-que-as-criancas-tem-medo-de-subir/
4. ATIVIDADES DO LIVRO DIÁTICO DE LP: Vamos trabalhar com a letra "B" - livro didático Porta Aberta e coleção Telecoteco.
1. ATIVIDADES DIVERIFICADAS: Pesquisa sobre a idade dos alunos da classe:
QUANTOS ANOS VOCÊ TEM? (montar uma lista)
Peça que os alunos se agrupem por idade e pergunte:
- Quantos alunos têm 6 anos?
- Quantos alunos têm 7 anos?
- Quantos alunos têm mais de 7 anos?
Observe como realizam a contagem e peça que façam o registro desses números.
Deixe no primeiro momento que eles encontrem uma estratégia para registrarem quantos tem 6 anos e quantos tem 7 anos. Após a contagem feita pelos alunos e seus registros, faça com eles a contagem oral das quantidades do numero de alunos de cada idade observando o procedimento que eles utilizaram para realizar a contagem.
Site para pesquisa: http://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/bambole
Bambolê
O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.
O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos da América em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a idéia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar). Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro - o que o tornava perigoso - foi até chamado de aro mortal.
|
3. LEITURA PELO PROFESSOR: Mais curiodades
4. ATIVIDADE DE LEITURA PELOS ALUNOS: RIMAS
5. ATIVIDADE DE ESCRITA: Regra do Babolê
QUARTA-FEIRA
Durante a atividade, explorar uma informação de cada vez. No primeiro momento, explore as idades: utilizando os dados da ficha de identificação, questione-os anotando na lousa o número de irmãs que cada um possui, pode começar pelo número de irmãos que você professor possui. Faça a leitura desses dados, pedindo aos alunos que identifiquem aqueles que possuem o maior e o menor número de irmãos, por exemplo.
5. LIVRO DIDÁTICO: Pesquisa sobre os doces preferidos da classe - pg 70
1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Vamos conversar sobre telefone... Na sua casa tem telefone? Ou tem algum telefone que pode ser usado por sua familia? Quem conhece o número do telefone de sua casa?
2. ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELO PROFESSOR: Vamos confeccionar um agenda de telefone?
3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Curiosidades
4. PROJETO BRINCADEIRAS: Vamos aprender a dançar Catira (projeto festa Junina)
4. PROJETO BRINCADEIRAS: Vamos aprender a dançar Catira (projeto festa Junina)
SEXTA-FEIRA:
1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Hora da leitura
2. ATIVIDADE DE ARTE: O CORPO HUMANO - Colar uma imagem de uma pessoa faltando alguma parte do corpo (cabeça, perna, braço, barriga, etc) as crianças deverão desenhar as partes que estão faltando.
3. PRODUÇÃO DE TEXTO: Vamos escrever um bilhete para um colega da classe.
4. ENSAIO PARA FESTA JUNINA:
.............. ✿✿✿.................
Os objetivos princpais das atividades dessa semana são:
- Identificar escritas númericas reltivas a números familares e frequentes;
- Reconhecer a utilização de números no seu contexto domestico e formular hipoteses sobre sua leitura e escrita.
- Ler tabelas simples com números de telefone de pessoas
- Identificar dias da semana, e dia dos meses explorando o calendario ;
Até a próxima!!!
Professora Daniela 【ツ】
2 comentários:
Daniela, muito obrigada por compartilhar seus trabalhos e experiêncis. Para mim está sendo extremamente importante pois sou uma professora iniciante e suas postagens me ajudam muito! Obrigada.
Evani.
Olá Daniela...
Passei para olhar e acabei levando algumas idéias..rsrrs..Obrigada por compartilhar seus saberes.
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...