ROTINA
SEMANAL - ABRIL 3ª SEMANA
Semana mais do que
especial... Vamos comemorar o Dia do Livro e de Monteiro Lobato no dia 18 de
abril e o Dia do Indio no dia 19 de abril. Preparamos atividades especiais com
muita informação e conhecimento. Vamos a rotina, então?!?!?! (obs.: mas ainda
estou finalizando algumas atividades)
♥.............................
ATIVIDADE DE LEITURA: PARLENDA - QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA
QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA
COME PÃO COM LAGARTIXA. QUEM ESCUTA O RABO ENCURTA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PROJETO LER E ESCREVER DE
MATEMÁTICA. (SONDAGEM)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Hoje vamos nos pesar e registrar nosso peso. Em breve vamos construir um jogo muito legal!!! (projeto de matemática)
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Ensaio para a apresentação do Dia do Indio.
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Vamos escrever uma carta ao Pedrinho sobre algumas ideias para caçar um saci?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Jogo de Dados .... Vamos contar e registrar!
Até a próxima ... =)) ...
Profª Daniela

DIARIO DE 15 À 19 DE ABRIL
DE 2.012
CHEGADA:
CALENDÁRIO, ROTINA : Iniciar perguntando: Você sabe que dia é
hoje? Em que mês nós estamos? Se hoje é dia _____, que dia foi ontem? E amanhã
que dia será? Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje?
Ensolarado? Chuvoso? ou Nublado? Em seguida, apresentar as atividades do
dia.
CHAMADA INTERATIVA (QUANTOS SOMOS?): Verificar quem está
presente na classe e quem não está. Depois a chamada. Os crachas que sobrarem
serão expostos na sala. Vamos contar quantos estão presentes e quantos
faltaram!!!
AJUDANTE DO DIA: (Vamos sortear quem será o ajudante do
dia?)
♥.............................
SEGUNDA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda
de Conversa ... conversando sobre Monteiro Lobato (Levar algumas imagens de
Monteiro Lobato. Falar sobre a vida e a obra de importante escritor brasileiro.
Apresentar seus personagens principais. Essa semana em especial serão contadas
algumas histórias desses personagens e a proposta dessa semana é trabalhar com
sequências de atividades dirigidas e temáticas, Monetiro Lobato e Indio.
LEITURA PELO ALUNO: Lista com os nomes de
livros infantis conhecidos pela turma. Montar um painel com os nomes de todos os
personagens do sítio.
LEITURA PELO PROFESSOR: Reinações de
Narizinho -
ATIVIDADE DE LEITURA: PARLENDA - QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA
Estamos numa fase muito
especial do processo alfabetização das crianças, pois já começam a reconhecer os
sons das palavras, ora nas vogais, ora nas consoantes (de acordo com a sondagem
realizada na semana pas sada). Nosso objetivo daqui pra frente é efetivar esse
conhecimento para que as crianças consigam iniciar o processo de leitura, já que
os problemas com a escrita e de identificação das letras do alfabeto já foram
superados. O livro didático contextualiza o trabalho com cada letra do alfabeto
e que iremos dar continuidade, agora!!!

VIVA
EU ... VIVA TU .... VIVA O RABO...DO TATU
Atividades sugeridas: Livro didático Porta aberta - 1º ano (pag.
52-54) e Coleção Telecoteco: http://blogdaescolaecia.blogspot.com.br/2011/02/colecao-telecoteco-consoantes-n.html
♥...................................
TERÇA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Roda
de conversa sobre as brincadeiras e brinquedos indigenas. Explicar as crianças
que essa semana também comemoramos o Dia do Indio e por isso vamos comtemplar
nosso projeto brincadeiras, aprendendo um pouco sobre a cultura indigena, no
caso sobre as brincadeiras e os brinquedos indigenas. Será que os indios brincam
da mesma coisa que a gente? Por que? Como são os brinquedos indigenas? Existem
loja de brinquedos na aldeia? Com que materiais os in dios fabricam seus
brinquedos?
PROJETO BRINCADEIRAS: Nomear e
registrar as brincadeiras indigenas.
Assistir ao video: http://vimeo.com/5641782 ou http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: PROJETO LER E ESCREVER DE MATEMÁTICA. -
Que tamanho eu tenho? Vamos medir a altura das crianças e registrar cada uma
depois oralmente vamos contar quantos centimentros temos a mais que os outros.
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: LENDA
INDIGENA
ATIVIDADE DE LEITURA PELO ALUNO: LISTA DOS
PERSONAGENS DO SITIO DO PICAPAU AMARELO: (CRUZADINHA)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Hoje vamos nos pesar e registrar nosso peso. Em breve vamos construir um jogo muito legal!!! (projeto de matemática)
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Figuras com barbante.
(Jogo Indígena)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividades do Livro Didático -
Quantidades -
LEITURA DE CONTOS: Saci-Pererê - Do livro: O Saci - obra
infanto-juvenil de Monteiro Lobato, vol 2.
ESCRITA DE LISTA: Vamos escrever uma lista com as principais
artes do Saci- Pererê
QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Ensaio para a apresentação do Dia do Indio.
PROJETO BRINCADEIRAS: Ditado ao professor
de uma das brincadeiras apresentadas na aula anterior.
LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Vamos ouvir a história do
Tio Barnabé, ensinando o Pedrinho a caçar Saci?
ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA COM NOMES: Cruzadinha com os
personagens do Sitio.
PROJETO DE MATEMÁTICA: ( Programa Ler e Escrever)
♥........................
SEXTA-FEIRA:
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Você sabe porque
comemoramos o dia do indio no dia 19 de abril?
POR QUE DIA 19 DE
ABRIL?
A data foi
criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A escolha foi uma
homenagem ao I Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no
México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar
decisões políticas importantes.
Os índios também foram convidados, mas ficaram
desconfiados. A história de convivência entre homens brancos e índios não é
pacífica, mas repleta de guerras. Depois de alguns dias, porém, os indígenas
resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril.
PRODUÇÃO DE TEXTO DITADO PELO PROFESSOR: Vamos escrever uma carta ao Pedrinho sobre algumas ideias para caçar um saci?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Jogo de Dados .... Vamos contar e registrar!
ATIVIDADE DE ARTE: Hoje teremos a
apresentação em Comemoração ao dia do Indio e a Monteiro Lobato.
♥...........♥...........♥...........♥
Observações: Reagrupar as crianças para torna-los
mais produtivos. As
crianças já apresentam mudanças em suas hipoteses de escrita isso significa
que precisamos aprimorar e intensificar suas experiencias para que avancem ainda
mais!!! A rotina
continuará dando enfase ao trabalho às rodas de conversa, releituras de obras
de arte, escritas de texto, leituras de textos que se sabe de cor, ordenção de
texto e escrita de listas e alfabeto movel. As tarefas também
continuam ... AULA DADA - AULA ESTUDADA!!
fontes de pesquisa:
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/04/monteiro-lobato.html
http://wcbconde.blogspot.com.br/2012/04/por-que-dia-19-de-abril-e-o-dia-do.html
Profª Daniela
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui um recadinho pra mim...