Páginas

domingo, 21 de abril de 2013

ROTINA SEMANA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

DIARIO DE 22 A 26 DE ABRIL DE 2012

Tivemos uma semana muito produtiva, falamos muito sobre Monteiro Lobato, fizemos atividades, ouvimos histórias do sitio do pica-pau amarelo e é claro também estudamos sobre os Indios, habitos alimentares, brinquedos e brincadeiras, onde vivem e suas lendas. E agora chegou o momento de conversarmos sobre o Descobrimento do Brasil!!! 

SEGUNDA-FEIRA

1. RODA DE CONVERSA: Vamos conversar sobre um assunto muito importante. Prestem bem atenção, pois vamos Descobrir como os portugueses chegaram no Brasil...

2.  LEITURA PELO PROFESSOR:  TEXTO INFORMATIVO SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
 
 3. LISTA DAS ESPECIARIAS QUE OS PORTUGUESES TROUXERAM PARA O BRASIL: (Atividade de leitura e identificação das palavras. Depois, formar as palavras selecionadas com as letras móveis e copia-las nos no caderno de classe, seguida de ilustração).
 
PIMENTA
TECIDOS
GENGIBRE
PORCELANA
CRAVO
PERFUMES
SEDAS
TAPETES
VASOS
CANELA
BACALHAU
SARDINHA
SAL
MEL
AMEIXA SECA
VINHO
BISCOITO
CARNE SALGADA
ALHO
 
 
 

4. ATIVIDADE DE LEITURA: CANTIGA - PINDORAMA (atividade do material didático LER E ESCREVER) apresentação do vídeo: PINDORAMA - TV CULTURA

 
 

5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  Jogo Trilha da Matemática: Descobrimento do Brasil com a professora!
 
 


TERÇA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Jogo da memória (figuras e palavras)








2. ATIVIDADE COM O LIVRO DIDÁTICO: LETRA C  - (atividades da Coleção Telecoteco)

3. PROJETO BRINCADEIRAS: ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM ... ( Vamos conversar sobre a regra dessa brincadeira)

3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Contos Classicos - CHAPEUZINHO VERMELHO

4. ATIVIDADE DE LEITURA OU ESCRITA PELOS ALUNOS:  LISTA DE FRUTAS (junto com a sala vamos construir uma lista de frutas que mais gostamos e escrever-la no caderno)

5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Atividade do Par ou Impar com registro - Atividades sobre quantidades - livro didático






QUARTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Formando palavras com as letras moveis












2. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA:  LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

3. ATIVIDADE DE LEITURA: MUSICA - A CASA DE VINICIUS DE MORAES



4. ESCRITA DE LISTA: ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO LETRA C


QUINTA-FEIRA

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Vamos brincar de Pular Corda

2. PROJETO RINCADEIRAS: Vamos registrar as regras da brincadeira de pular corda - Site para pesquisa: http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/brinquedos/brinquedos03/brinquedos03.asp


Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam filas em lados opostos da corda. Entram duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Criança 1
Ai, ai...
Criança 2 O que você tem?
Criança 1 Saudades.
Criança 2 De quem?
Criança 1 Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 Subi na roseira,
Criança 1 desci pelo galho,
Criança 2 Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.

A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.

Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápido. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.


Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encostar na corda, que é sacudida cada vez mais rápido. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem "sobreviver" por mais tempo.




Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encostar na corda, que é sacudida cada vez mais rápido. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem "sobreviver" por mais tempo.
3. LEITURA DE CONTOS PELO PROFESSOR: Classicos - Cinderela

4. ATIVIDADE DE ESCRITA OU LEITURA PELO PROFESSOR: Leitura de cantiga -



5. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: Brincando com os dados e registrando.





SEXTA-FEIRA:

1. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: Vamos brincar de ...

2. PRODUÇÃO DE TEXTO e ATIVIDADE DE ARTE: Um cartão pra mamãe. Utilizar papel cartonado picado em quadradinhos bem pequenos para que as crianças construam seu cartão. Veja alguns modelos;

O dia das mães está chegando, vamos montar um cartão pra mamãe?















............... ✿✿✿.................

O objetivo principal das atividades dessa semana é propor as crianças atividades que auxilie no avanço de suas hipoeteses de escrita e leitura. As atividades foram contextualizadas ao universo infantil e mobiliza a refleção sobre como escrevem, ou quais letras devem usar. A leitura é essencial pois ajusta o conhecimento que já possuem sobre os sons da palavra escrita e reformula suas hipoteses nesse processo.


Obs.: Além dessas atividades, estamos trabalhando ainda com a Coleção telecoteco - letra C (sala de aula e tarefa) - fazemos atividades no caderno como copia e leitura do alfabeto antes de iniciar as atividades e lista como dos alunos que não vieram, cardápio do dia, e entre outras atividades, quando necessário.

Até a próxima!!!
Professora Daniela 【ツ】

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...