Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As atividades sugeridas para essa rotina, estão em anexo no post - ATIVIDADES COM O ALFABETO. BJIMMMMM!!!!




ROTINA - TURMA 1º ANO
2.ª semana de aula
MEU DIÁRIO

DIARIO DE BORDO:

1. ACOLHIDA
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
3. CHAMADA INTERATIVA – QUANTOS SOMOS?
4. RODA DE CONVERSA:
5. ATIVIDADE DE LEITURA: apresentando o alfabeto
6. ATIVIDADE DE ESCRITA: escrevendo meu nome
7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
8. ATIVIDADE RECREATIVA: dança das cadeiras
9. TAREFA
10. HORA DE IR EMBORA

ATIVIDADES:


1. ACOLHIDA:
Para acolher os alunos, após cumprimentá-los, vamos cantar cantigas de roda?!?! Hora do café!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? (dizer que fevereiro é um mês que tem apenas 28 dias.) Mostrar as crianças o calendário de 2011, mas utilizar apenas o mês de março. (montar mês a mês, em seguida apresentar os aniversariantes do mês).

Por fim, mostrar o Diário de Bordo ilustrado as crianças e montar o painel com os ajudantes do dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!


4. RODA DE CONVERSA: Como foi nosso fim de semana...
Em roda conversar com os alunos vamos conversar sobre como foi nosso fim de semana. O que fizemos de diferente, foi bom ou ruim? Do que brincamos? Alguem estudou?... etc.


5. INICIANDO A AULA: O ALFABETO
Após a realização da sondagem, verificamos a necessidade de iniciar os trabalhos com apresentação do alfabeto, já que muitas crianças ainda não o conhece. As atividades de coordenação motora não estão descartadas, já que Tb alguns alunos tem muita dificuldade com a escrita.
• Fazer a leitura do alfabeto na lousa;
• Entregar a folha impressa ao aluno para que leiam sozinhos na folha;
• Realizar a leitura

6. ATIVIDADE DE ESCRITA: Alfabeto e Escrita do nome próprio
Essa atividade o aluno deverá pintar as letras do próprio nome e depois escrevê-lo. Dando continuidade a atividade deverá também escrevê-lo no caderno de tarefa.

RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO 

7. ATIVIDADE RECREATIVA: Dança das cadeiras diferente e legal!!!
Todos em volta das cadeiras dançando ao som da música. Quando a música parar todos buscam uma cadeira para sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira!!!
Então a medida que o numero de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que não fiquem em pé.

8. EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA:
Após sondagem realizada, os exercícios de coordenação motora farão parte do trabalho realizado nesse bimestre.

9. TAREFA: Coordenação Motora do Alfabeto

10. HORA DE IR EMBORA:

Vamos brincar de adoleta...

ADOLETA... LE PETI-PETI-POLÁ
LE CAFÉ COM CHOCOLÁ
ADOLETA
PUXA O RABO DO TATU
QUEM SAIU FOI TU
COMA LETRA A UUUUUU....



************************************************************

 MEU DIÁRIO 
TERÇA-FEIRA,_____________________________
DIARIO DE BORDO:

1. ACOLHIDA
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
3. CHAMADA INTERATIVA – QUANTOS SOMOS?
4. ATIVIDADE DE LEITURA: atividade com o alfabeto 2
5. RODA DE CONVERSA: vamos brincar com o nosso nome
6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
7. TAREFA
8. HORA DE IR EMBORA


ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA:
Para acolher os alunos, após cumprimentá-los, vamos cantar cantigas de roda?!?! Hora do café!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado?

Por fim, mostrar o Diário de Bordo ilustrado as crianças e montar o painel com os ajudantes do dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ALFABETO
Fazer a leitura do alfabeto na lousa;
Entregar a folha impressa ao aluno que realizem a atividade (anexo)

5. RODA DE CONVERSA:
Vamos brincar com nosso nome.
Em circulo, cantar a musica: Passe a bola.

Passe, passe, passe a bola
Passe sem parar
Passe, passe, passe a bola
Passe sem parar...

Quando a música parar ... a criança deverá dizer seu nome.

RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
7. EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA:

Após sondagem realizada, os exercícios de coordenação motora farão parte do trabalho realizado nesse bimestre.

8. TAREFA: Complete com as letras do Alfabeto

9. HORA DE IR EMBORA: grito de guerra

Timbalaia... TIMMMM
Timbalaia... TIMMMM
Timbalaia... TIMMMM , TIMMMMM, TIMMMMM
OOOOOOOOOOOOOOOH ... PUMMMMMM!!!!



************************************************************
MEU DIÁRIO
QUARTA-FEIRA, _________________________
DIARIO DE BORDO:

1. ACOLHIDA
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
3. CHAMADA INTERATIVA – QUANTOS SOMOS?
4. ATIVIDADE DE LEITURA: atividade com o alfabeto 3
5. RODA DE CONVERSA: Curiosidades da turma
6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
7. TAREFA
8. HORA DE IR EMBORA

ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA:
Para acolher os alunos, após cumprimentá-los, vamos cantar cantigas de roda?!?! Hora do café!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado?

Por fim, mostrar o Diário de Bordo ilustrado as crianças e montar o painel com os ajudantes do dia.


3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. RODA DE CONVERSA: Curiosidades da Turma (bichos)
Apresentar uma curiosidade de algum animal as crianças, antes sondar para saber que animal elas desejam conhecer. ( Fonte: Livros dos bichos e/ou Revista Recreio)

5. TIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA: ALFABETO
Fazer a leitura do alfabeto na lousa;
Entregar a folha impressa ao aluno que realizem a atividade

6. RECREIO E DESCANSO

7. EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA:
Após sondagem realizada, os exercícios de coordenação motora farão parte do trabalho realizado nesse bimestre.

8. TAREFA: Pinte o Alfabeto do Shrek

9. HORA DE IR EMBORA:

BRINCADEIRA DO CHAPÉU
( Em circulo e sentados os alunos cantam a verso abaixo, aguardando um dos colegas que com o chapéu na mão escolherá alguém para entregar o chapéu. Este por sua vez deve dizer seu nome pra todos ouvirem)

FUI NA BAHIA COMPRAR UM CHAPÉU.
DA COR DA LUA, DA COR DO CÉU.
NÃO ERA MEU, NÃO ERA DE NINGUÉM .
É DE UM AMIGO QUE EU QUERO BEM.

______________________________



************************************************************
MEU DIÁRIO
QUINTA-FEIRA, ________________________________

DIARIO DE BORDO:
1. ACOLHIDA
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
3. CHAMADA INTERATIVA – QUANTOS SOMOS?
4. ATIVIDADE DE LEITURA: atividade com o alfabeto 3
5. RODA DE CONVERSA: Curiosidades da turma
6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
7. TAREFA
8. HORA DE IR EMBORA


ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA:
Para acolher os alunos, após cumprimentá-los, vamos cantar cantigas de roda?!?! Hora do café!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado?

Por fim, mostrar o Diário de Bordo ilustrado as crianças e montar o painel com os ajudantes do dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA: NOME PROPRIO
Fazer a leitura do alfabeto na lousa;
Entregar a folha impressa ao aluno que realizem a atividade
Recortar de revistas e jornais palavras q iniciam com a primeira letra do nome de cada um e colar.

5.RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
6. EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA:
Após sondagem realizada, os exercícios de coordenação motora farão parte do trabalho realizado nesse bimestre.

7. TAREFA DE CASA:
Faça a coordenação motora em casa

8. HORA DE IR EMBORA: Vamos brincar de lencinho branco.

Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Moço feio
Só come feijão
Pode por
Pode!!!
Ninguém vai olhar
Não ....

************************************************************
MEU DIÁRIO
SEXTA-FEIRA, _____________________________

DIARIO DE BORDO:

1. ACOLHIDA
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
3. CHAMADA INTERATIVA – QUANTOS SOMOS?
4. ATIVIDADE DE ARTE: BILBOQUE
5. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
6. DIA DO BRINQUEDO
7. HORA DE IR EMBORA


ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA:
Para acolher os alunos, LER UMA HISTORIA E depois café da manhã!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Por fim, mostrar o Diário de Bordo ilustrado as crianças e montar o painel com os ajudantes do dia.


3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

5. ARTES: VAMOS FAZER UM BRINQUEDO: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO BILBOQUÊ

Material:

1 garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Cola colorida

Como fazer:
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.

6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO

7. TANQUE DE AREIA OU BRINQUEDOS: BRINCAR NA AREIA OU
COM O BRINQUEDO QUE FIZEMOS.

___________________________________________________________________________
RECADO AOS PAIS OU RESPONSAVEIS:

TRAZER UMA GARRAFA PET (2 LITROS) EM BOM ESTADO E LIMPA.
NA AULA DE ARTES, VAMOS FAZER UM BRINQUEDO.
CADA ALUNO DEVARÁ TRAZER A SUA GARRAFA OU FICARÁ SEM O BRINQUEDO.
___________________________________________________________________________


EM BREVE, ANEXOS DAS ATIVIDADES SUGERIDAS, AGUARDEM!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um recadinho pra mim...